Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Penske começou a debater fusão entre CART e IRL
Quinta-feira, 24 de Junho de 2004
 
O milionário Roger Penske deu o primeiro passo nessa semana para uma provável fusão entre a Champ Car (ex-CART) e a IRL, categorias que passaram a brigar desde 1996 e até o momento a única beneficiária foi a NASCAR, que consolidou-se como a categoria mais importante do automobilismo norte-americano.

Empresário de sucesso, Penske vem dando sucessivas declarações que essa separação dá prejuízos ao esporte e que precisa chegar ao fim. Um dos criadores da Championship Auto Racing Teams em 1979, Roger Penske deixou a categoria em 2002 para concentrar seus esforços apenas na Indy Racing League, um duro golpe que quase acabou com a Fórmula CART.

Na última terça-feira, Roger reuniu-se com Kevin Kalkhoven e Gerald Forsythe, que juntos com Paul Gentilozzi são os donos da Open Wheel Racing Series LLC, atual dona da Champ Car. Apesar de ser ainda apenas o começo de uma reaproximação, foram discutidas mudanças que poderiam acontecer já na próxima temporada.

Caso as duas categorias passem a fazer apenas um campeonato, os carros seriam os mesmos usados atualmente na Fórmula Indy, que tem chassis G-Force e Dallara e motores Honda, Toyota e Chevrolet. O conjunto que é utilizado na CART, os antigos Lola e Reynard, seriam aposentados.

Quanto ao calendário, seriam 20 corridas sendo metade em circuitos mistos e ovais, reunindo os autódromos que mais recebem público atualmente. Da Champ Car, provavelmente seriam aproveitados Long Beach, Toronto, Cidade do México e Monterrey, enquanto do lado da Indy Racing League, os ovais do Texas, Michigan, Kansas, Richmond e, certamente, Indianápolis fariam partes do novo campeonato.

Outro fator importante para a reunificação do esporte diz a respeito da transmissão televisiva. A Indy Racing League tem um excelente acordo com a ABC/ESPN, enquanto a Champ Car paga uma quantia relativamente alta para transmitir suas corridas pela Spike TV.

?O encontro foi muito positivo e todos nós concordamos que é um grande negócio essa união. Mas ainda existem alguns obstáculos que tornam isso impossível de se concretizar no momento?, comentou Kevin Kalkhoven.

Foi discutido também que o novo campeonato será controlado por oito conselheiros, sendo metade da Champ Car e outra da Indy Racing League. Outra reunião deve acontecer nas próximas semanas, mas ainda sem data marcada.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 07/07 - Leinders e Montagny vencem em Monza
 07/07 - Montoya diz que era impossível segurar a Ferrari
 07/07 - ?Foi uma corrida emocionante?, disse Barrichello
 07/07 - Bernoldi satisfeito com desempenho
 07/07 - Ferrari soma mais pontos que Williams e McLaren
 07/07 - Schumacher dispara na liderança
 07/07 - Festa de Schumacher na Inglaterra
 07/07 - Kovalainen venceu prova extra da F3 Inglesa; Carbone foi 2º
 06/07 - ?Largar na frente é importante?, disse Cristiano
 06/07 - Scheckter largará na pole position no Kansas
 06/07 - F-ATLANTIC: Vitória de Valiante em Toronto
 06/07 - Kanaan desapontado com 10º lugar no grid
 06/07 - BARBER DODGE: Sperafico é o pole em Toronto
 06/07 - Pole position brasileira em Toronto
 06/07 - Antônio Pizzonia mantém regularidade
 06/07 - Ricardo Sperafico satisfeito com mais um pódio
 06/07 - ?Deu tudo errado?, disse Haberfeld
 06/07 - Definido o calendário 2003 da Indy Racing League
 06/07 - Argentino conquista a pole da F-Renault Italiana em Monza
 06/07 - Motores Infiniti dominam treino no Kansas

... 736 737 738 739 740 741 742 743 744 745 746 747 748 749 750 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados