Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Nürburgring: do belo "Laço Norte" aos dias atuais
Terça-feira, 24 de Junho de 2003
 
A história do circuito alemão de Nürburgring, que no próximo final de semana vai sediar pela oitava vez o Grande Prêmio da Europa, pode ser dividida em duas fases.

A primeira delas vai da inauguração da pista, em 1927, até 1976, ano em que um terrível acidente envolvendo o austríaco Andreas Nikolaus Lauda, ou simplesmente Niki Lauda, fez com que o traçado de inacreditáveis 22.835 metros fosse riscado do calendário da Fórmula 1, que já havia estado naquela pista em 22 ocasiões, sempre sendo sede do chamado "Grande Prêmio da Alemanha", hoje disputado na pista de Hockenheim.

Mas o acidente de Lauda, que escapou milagrosamente com vida de um incêndio ocorrido em seu Ferrari após um choque contra a saída da chamada curva "Bergwerk" - uma das 174 espalhadas pelo traçado -, não havia sido o primeiro grave ocorrido em Nürburgring, onde desastres já haviam provocado as mortes do argentino Onofre Marimon, em 1954, e do inglês Peter Collins, que faleceu no hospital em decorrência dos ferimentos sofridos quando seu Ferrari se chocou contra a barreira lateral à Curva "Pflanzgarten" nos treinos para o GP de 1958.

O desastre de Niki Lauda (que seis semanas depois do acidente voltou a competir, disputando a partir de Monza as provas finais de um certame que no final daquele 1976 seria vencido por James Hunt, seu companheiro britânico na Ferrari que levantaria o título por ter somado um único ponto a mais), deixou a pista de Nürburgring "de castigo" para reformas até a 1984, quando o traçado, então com 6.823 metros, sediou pela primeira vez o "GP da Europa", uma corrida que começou com o brasileiro Nelson Piquet na pole position - depois de ter marcado 1min18s87 com seu Brabham -, e terminou com a vitória do francês Alain Prost.

Não há exagero nenhum em dizer que aquele Grande Prêmio disputado no dia 1º de agosto de 1976 decretou o limiar entre a era do traçado de Nürburgring que passava em meio à floresta - uma pista definida pelo próprio site oficial do circuito como "a mais bonita e perigosa de todo o mundo"-, e sua "fase moderna", que passou pelo encolhimento dos pouco mais de 22 quilômetros para a pista 6.823 metros, e posteriormente para o traçado de 4.556 metros que estreou na prova do ano passado, e que vai ser usado de novo no próximo domingo.

A "Nordschleife", ou Laço Norte do circuito, atualmente é usada apenas nas edições da "24 Horas de Nürburgring" disputadas todos os anos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 06/07 - Perda da pole não deixa Barrichello irritado
 06/07 - Kanaan lidera treino livre em Toronto
 06/07 - Tomas Enge vence de ponta a ponta
 06/07 - ?Não sei como fiz isso?, disse Montoya
 06/07 - Tráfego atrapalha treino de Felipe Massa
 06/07 - F-ATLANTIC: Fogarty larga na frente em Toronto
 06/07 - Montoya tira Barrichello da pole position
 01/07 - Outro incêndio na F-Livre. Mas desta vez com combate adequado
 01/07 - André Prioste deixa de pontuar em Londrina por causa de acidente
 01/07 - Outra dobradinha dos Bürger na DTM Pick Up
 01/07 - Buchler, o vencedor do sábado, comanda a tabela da F-São Paulo
 01/07 - Piedade Júnior ganhou mais uma. Perrot ainda é líder da Espron
 01/07 - Costa e Gemperli foram os vencedores na DTM Turismo
 01/07 - Correndo em dupla, Losacco ganhou mais duas
 01/07 - Confira a pontuação do Paulista da Força Livre
 01/07 - Zakzenian levou a melhor na abertura do campeonato da F-Alpie
 01/07 - Buchler venceu pela F- São Paulo
 01/07 - "Paulistão": Souza Ramos foi o melhor na primeira prova em Interlagos
 30/06 - Com a 8ª posição, Kleinubing manteve a liderança da tabela
 30/06 - Da Matta ampliou sua vantagem na tabela

... 737 738 739 740 741 742 743 744 745 746 747 748 749 750 751 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados