Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 28/06 - De Ferran e Castro Neves: outra dobradinha
 28/06 - Dia ruim para Oliveira. Matsuura sairá na pole
 28/06 - Giaffone e De Ferran terminaram na frente o treino em Richmond
 28/06 - Outra vez Bragantini
 28/06 - Desta vez foi Di Grassi
 28/06 - Streit estabeleceu a segunda marca na Suécia
 28/06 - Bragantini foi o melhor pela Clio
 28/06 - Araújo dominou o primeiro treino em Londrina
 28/06 - Começam daqui a pouco os treinos em Londrina
 28/06 - Confira os horários das atividades em Londrina
 27/06 - Adiada a 6ª etapa do campeonato da Stock Car V8
 27/06 - Freios falharam, e Massa sofreu um sério acidente em Barcelona
 27/06 - Oliveira volta a enfrentar seus adversários da F-3 Alemã
 27/06 - Ingressos já estão à venda nas concessionárias Renault
 27/06 - Pode estar começando mais uma aventura no "circo" da Fórmula 1
 27/06 - Em Monza, o prosseguimento do Europeu da F-3000
 27/06 - Anunciado o pré-calendário da F-1 para 2003
 26/06 - Conselho Mundial apenas multou a Ferrari pelo episódio na Áustria
 26/06 - A adrenalina vai tomar conta da pista norte-paranaense
 26/06 - George pode comprar circuito alemão

... 739 740 741 742 743 744 745 746 747 748 749 750 751 752 753 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados