Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 25/06 - Os instantes finais da vida de um Opala
 25/06 - Novidades no prosseguimento do Paulista de Velocidade
 25/06 - Em Londrina, um novo desafio para a garotada da F-Renault
 24/06 - Números dos rankings já são os melhores em 3 anos
 24/06 - Barrichello, Piquet, Landi e Azevedo movimentaram os rankings
 24/06 - Ricci e Letícia venceram a prova da Brascar em Londrina
 24/06 - Arrancada esquentou o clima em Pinhais
 23/06 - Estreante vence a Sênior "B"
 23/06 - Glauco Alex vence a 6ª etapa da Sênior A
 23/06 - Muita disputa e acidente na Novatos
 23/06 - Dosando agressividade e cuidado, Spinelli venceu a prova catarinense
 23/06 - Deu Minas na Graduados B
 23/06 - Guilherme de Conto faturou a Junior pelo Paulista de Kart
 23/06 - Nelson Ângelo: ampla liderança na tabela do Sul-americano
 23/06 - Felipe Guimarães venceu pela Júnior Menor
 23/06 - Ferrari tem 45 pontos de vantagem sobre a Williams
 23/06 - Michael ampliou ainda mais sua vantagem na tabela
 23/06 - Piquet fez mais uma barba, cabelo e bigode em Campo Grande
 23/06 - Ravier e Leinders venceram. Zonta manteve a liderança
 23/06 - "Foi uma prova fantástica", comemorou Barrichello

... 740 741 742 743 744 745 746 747 748 749 750 751 752 753 754 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados