Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria vive seu sétimo momento histórico
Quarta-feira, 09 de Março de 2005
 
Além de contar todo ano desde a temporada de 1979 histórias de heróis e azarões, a Stock Car Brasil tem também as histórias paralelas de modificações que acabam sendo vistas nas pistas, e a entrada da Mitsubishi como uma segunda marca de motores na categoria é o sétimo marco neste sentido.

Daquele campeonato que começou com os modelos Opala até o que terá a primeira de suas doze etapas da temporada 2005 disputada em Interlagos no dia 1º de maio, muita coisa já mudou.

A primeira mudança da história aconteceu antes do início do Campeonato Brasileiro de 1986 (o 8º da história), quando por força da saída da GM, os pilotos decidiram descaracterizar os Opala, usando neles carenagens desenvolvidas pela Caio/Hidroplás, em Fibra de Vidro.

No ?ano 12? de disputas do Brasileiro, em 1990, os ?esqueletos? do modelo da General Motors continuavam cobertos por carenagens em Fibra, mas desta vez com modelos de linhas mais arredondadas, do chamado modelo ?Daipi?.

Em 1994 a companhia que usa o nome Chevrolet retornou à categoria, e decidiu trocar os velhos Opala pelos modelos Omega, que foram usados nas disputas até a temporada de 1999, a de número 21 da história.

A quinta mudança, a substituição de bases de carros de rua por chassis tubulares especialmente desenvolvidos para competições, aconteceu a partir do início do campeonato de 2000.

Um ano mais tarde, em 2001, portanto na 23ª temporada da categoria, aconteceu a aposentadoria dos motores seis cilindros da GM, e a introdução da ?primeira geração? de propulsores V8 importados dos Estados Unidos.

A substituição das unidades anteriores por um lote de propulsores V8 americanos novos não chegou a ser uma mudança tão radical assim na categoria quanto a troca das carenagens do modelo Vectra (usadas desde a estréia dos chassis tubulares), pelas do modelo Astra da GM, realizada do ano passado (2004).

Agora, com o anúncio da entrada da Mitsubishi, seus motores e as carenagens do Lancer equipando nove carros, acontece o sétimo grande fato da história da Stock Car Brasil.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 25/06 - Os instantes finais da vida de um Opala
 25/06 - Novidades no prosseguimento do Paulista de Velocidade
 25/06 - Em Londrina, um novo desafio para a garotada da F-Renault
 24/06 - Números dos rankings já são os melhores em 3 anos
 24/06 - Barrichello, Piquet, Landi e Azevedo movimentaram os rankings
 24/06 - Ricci e Letícia venceram a prova da Brascar em Londrina
 24/06 - Arrancada esquentou o clima em Pinhais
 23/06 - Estreante vence a Sênior "B"
 23/06 - Glauco Alex vence a 6ª etapa da Sênior A
 23/06 - Muita disputa e acidente na Novatos
 23/06 - Dosando agressividade e cuidado, Spinelli venceu a prova catarinense
 23/06 - Deu Minas na Graduados B
 23/06 - Guilherme de Conto faturou a Junior pelo Paulista de Kart
 23/06 - Nelson Ângelo: ampla liderança na tabela do Sul-americano
 23/06 - Felipe Guimarães venceu pela Júnior Menor
 23/06 - Ferrari tem 45 pontos de vantagem sobre a Williams
 23/06 - Michael ampliou ainda mais sua vantagem na tabela
 23/06 - Piquet fez mais uma barba, cabelo e bigode em Campo Grande
 23/06 - Ravier e Leinders venceram. Zonta manteve a liderança
 23/06 - "Foi uma prova fantástica", comemorou Barrichello

... 740 741 742 743 744 745 746 747 748 749 750 751 752 753 754 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados