Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Carros iguais e muita disputa entre as mulheres na Ford Fiesta
Terça-feira, 14 de Agosto de 2001
 
As mulheres estão nas pistas com o Campeonato Brasileiro de Ford Fiesta Feminino. Idealizado por Maria Helena Fittipaldi, presidente da Ampacom (Associação das Mulheres Pilotos de Automobilismo de Competição), e apoiado pela Ford Brasil, a competição vem conseguindo preencher os 16 lugares no grid com facilidade. Tudo isso porque os modelos Fiesta foram modificados para se tornarem mais competitivos, mas conservando as principais características dos modelos de rua.

Os 16 modelos Fiesta colocados à disposição da organização do Campeonato Brasileiro passaram por modificações. O responsável pelo desenvolvimento, preparação e manutenção dos carros é o Centro Pilotagem Roberto Manzini, de São Paulo. Na sexta-feira, um dos instrutores do Centro de Pilotagem, o André Bragantini ou o Giuliano Losacco, acerta o protótipo e passa os acertos para os 16 carros, que ainda serão sorteados entre as pilotos. Essa medida visa a redução de custos e torna a categoria ainda mais equilibrada e emocionante para os espectadores. "Esta é a primeira vez no Brasil que os carros são sorteados para as provas", explica Beto Manzini. "Já aconteceu isso em provas promocionais, mas nunca em um campeonato inteiro."

O motor do Fiesta de competição é o Zetec Rocam 1.6, o mesmo utilizado no modelo vendido nas concessionárias. Mas a diferença está na potência, que passou de 95 cavalos para 105 cv a 6 mil rpm. O aumento na potência foi conseguido por meio do mapeamento do módulo de gerenciamento efetuado pelo Campo de Provas Ford, em Tatuí ? SP, e Visteon eletrônica que acompanha todas as etapas efetuando check no local.

Outra modificação interessante, para deixar o carro com cara de competição, foi feita do tubo primário do escapamento para trás, mas o coletor de escape original foi mantido. Assim o motor deixa as características silenciosas do modelo de rua para um barulho de competição mesmo. "Redimensionamos o escapamento do Fiesta. O barulho não chega a ser tão alto quanto os outros carros de competição, mas é bem mais barulhento que os modelos de rua. Apesar disso, usamos um abafador para reduzir os níveis de decibéis", explica Manzini.

As mudanças no carro agradaram as competidoras. "Todo mundo está andando muito junto. Os carros estão bem equilibrados. Faltava uma categoria como essa para as mulheres", diz a pernambucana Danuza Moura, de 21 anos, vencedora da segunda etapa, em Caruaru. "Temos de ressaltar o grande trabalho que a Maria Helena, o Roberto Manzini e a Ford estão fazendo para deixar a categoria equilibrada e atraente", explica a piloto que também corre no Brasileiro da Stock Light.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 26/06 - Boa atuação no oval pode ser fundamental para o líder Da Matta
 25/06 - Os instantes finais da vida de um Opala
 25/06 - Novidades no prosseguimento do Paulista de Velocidade
 25/06 - Em Londrina, um novo desafio para a garotada da F-Renault
 24/06 - Números dos rankings já são os melhores em 3 anos
 24/06 - Barrichello, Piquet, Landi e Azevedo movimentaram os rankings
 24/06 - Ricci e Letícia venceram a prova da Brascar em Londrina
 24/06 - Arrancada esquentou o clima em Pinhais
 23/06 - Estreante vence a Sênior "B"
 23/06 - Glauco Alex vence a 6ª etapa da Sênior A
 23/06 - Muita disputa e acidente na Novatos
 23/06 - Dosando agressividade e cuidado, Spinelli venceu a prova catarinense
 23/06 - Deu Minas na Graduados B
 23/06 - Guilherme de Conto faturou a Junior pelo Paulista de Kart
 23/06 - Nelson Ângelo: ampla liderança na tabela do Sul-americano
 23/06 - Felipe Guimarães venceu pela Júnior Menor
 23/06 - Ferrari tem 45 pontos de vantagem sobre a Williams
 23/06 - Michael ampliou ainda mais sua vantagem na tabela
 23/06 - Piquet fez mais uma barba, cabelo e bigode em Campo Grande
 23/06 - Ravier e Leinders venceram. Zonta manteve a liderança

... 740 741 742 743 744 745 746 747 748 749 750 751 752 753 754 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados