Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
20 anos após o auge, o Brasileiro de Marcas vai voltar a acontecer
Sexta-feira, 24 de Outubro de 2003
 
O Campeonato Brasileiro de Marcas, sucesso que durou de 1983 a 1994, e que teve seu auge na segunda temporada, quando a média de carros alinhados foi de 60, vai voltar a ser disputado em 2004.

A Confederação Brasileira de Automobilismo será a responsável pelo renascimento do certame que inicialmente terá uma categoria voltada aos carros 1.6 ?que já disputam os diversos campeonatos de Turismo N espalhados pelo país?, lembra o Presidente Paulo Scaglione, que salienta que, após, será criada uma divisão destinada aos veículos com propulsores de 2 litros.

No retorno do campeonato ao cenário brasileiro, a idéia é de que as corridas tenham transmissões pela TV, para o que a CBA inclusive já iniciou conversas com potenciais patrocinadores. ?Nossa idéia é termos um parceiro que arque com os custos apenas da transmissão por TV?, conta Scaglione.

Um passeio pela história da categoria

Sucesso é a palavra que melhor define especialmente os primeiros anos dos 11 em que o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi disputado, um tempo em que as competições mobilizavam pilotos e preparadores literalmente de Norte a Sul do país.

A história do Campeonato começou em 1983, quando o mineiro Toninho da Matta (pai do atual piloto da equipe Toyota de Fórmula 1 Cristiano da Matta) sagrou-se o melhor depois das seis corridas válidas pelo campeonato que disputou a bordo de um modelo 147 da Fiat.

As 8 provas da temporada de 1984 marcaram o auge da categoria, com 60 carros por corrida, em média, num certame que começou com a ?6 Horas? ? que teve 69 carros alinhados -, e terminou depois da ?12 Horas de Interlagos?, uma corrida que contou com a participação de 59 veículos, e depois da qual a dupla formada pelo carioca Jayme Figueiredo e pelo paulista Xandy Negrão festejou o título, correndo com um modelo Voyage da Volkswagen.

Já sem o apelo inicial, uma vez que muitos desentendimentos aconteceram principalmente por questões ligadas aos regulamentos, o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi perdendo força, tendo uma temporada bastante fraca em 1993, e terminando depois das 8 corridas disputadas em 1994.

A partir de agora, exceto nos finais de semana, você vai acompanhar conosco cada uma das temporadas válidas pelo Brasileiro de Marcas e Pilotos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 20/06 - Mudada a programação da F-3 em Campo Grande
 20/06 - Traçado em Nürburg volta a receber o "circo"
 20/06 - Ferrari é a grande vencedora em Nürburgring
 20/06 - 2ª etapa da Seletiva Petrobras acontece neste sábado
 20/06 - Grana que seria da Prost pode salvar a Minardi da bancarrota
 19/06 - Cercada de buxixo, a F-3 armará seu "circo" em Campo Grande
 19/06 - Campeonato Internacional vai prosseguir neste sábado em Nürburgring
 19/06 - Jordan poderá usar motores Cosworth na próxima temporada
 19/06 - Pilotos da Brascar vão acelerar em Londrina
 18/06 - Campeão de 2001 é o novo líder na Espron
 18/06 - Esclarecimentos sobre o quente domingo em Interlagos
 18/06 - Antecipada 6ª etapa do Paulista de Kart
 18/06 - Piedade Júnior fez barba, cabelo e bigode na Espron
 18/06 - Incêndio mostra ineficácia do sistema, e cancela prova em São Paulo
 18/06 - Sérgio Bürger faturou mais uma na DTM Pick Up
 18/06 - Vitte levou a melhor na primeira prova do domingo
 18/06 - Só 3 monopostos terminaram a prova da F-São Paulo
 18/06 - Ronaldo de Oliveira venceu a primeira corrida do final de semana
 17/06 - Mitsubishi desiste de disputar o Brasileiro de Velocidade
 17/06 - Sai dentro de três semanas o resultado da apelação da Team Green

... 742 743 744 745 746 747 748 749 750 751 752 753 754 755 756 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados