Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 15/06 - Penske dominou segundo treino em Pikes Peak
 15/06 - Tem pole brasileira na Barber Dodge
 15/06 - Sotaque pernambucano na festa pela pole em Londrina
 15/06 - Argentino é o pole da F-Renault Italiana em Magione
 15/06 - Domínio carioca na classificatória em Campo Grande
 15/06 - Junqueira na frente no treino deste sábado
 15/06 - Gil de Ferran domina primeiro treino em Pikes Peak
 15/06 - F-ATLANTIC: Mexicano larga na frente em Portland
 14/06 - CART continuará com motores turbo em 2003
 14/06 - Calote tira Treadway da corrida em Pikes Peak
 14/06 - Cadê a Sigma?
 14/06 - Eddie Cheever lamenta decisão da Nissan
 14/06 - Nissan vai abandonar a IRL no final do ano
 14/06 - Dirigentes mudam o palco da próxima etapa
 14/06 - O líder da classificação dominou os treinos em Londrina
 14/06 - Da Matta faz a pole provisória em Portland
 14/06 - Bueno terminou na frente o segundo ensaio
 14/06 - Telems: fazendo sofrer os integrantes do "circo" da Stock
 14/06 - Paul Newman divulga novo filme em sua equipe
 14/06 - Newman-Haas domina primeiro treino em Portland

... 744 745 746 747 748 749 750 751 752 753 754 755 756 757 758 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados