Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 14/06 - Por enquanto, nenhuma informação sobre o adiamento da corrida
 14/06 - Logo mais, os treinos da F-CART em Portland
 13/06 - Mais um brazuca em pistas estrangeiras
 13/06 - Paulista de Velocidade vai movimentar Interlagos
 12/06 - Fábio Rimbano vence a 5ª etapa da Sênior B
 12/06 - Matos: mais um brazuca brilhando na F-Dodge
 11/06 - Russo venceu pela Sênior A
 11/06 - João Gonçalves vence pela 3ª vez na Novatos
 11/06 - Bia fatura a 5ª etapa da Graduados A
 11/06 - Os Brutos da Fórmula Truck voltarão à pista na rodada londrinense
 10/06 - Pé Dágua foi surpresa também para os pilotos do Pernambucano
 10/06 - N/NE de Endurance: Muita chuva, rodadas e um bom número de carros
 10/06 - Potiguar de Kart realiza 3ª etapa
 10/06 - Lucas Finger fatura a 5ª etapa da Graduados B
 10/06 - Coulthard fica ou sai da McLaren?. O mistério continua
 10/06 - Final de semana "descongelou" os placares
 09/06 - Gomide em duas; Rocha em uma
 09/06 - Quase 4 anos depois, Zonta volta a fazer a festa total
 09/06 - Ney Coutinho Jr. vence a 5ª etapa da Junior
 09/06 - Veja a nova classificação da F-CART

... 745 746 747 748 749 750 751 752 753 754 755 756 757 758 759 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados