Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um GP mais antigo que o próprio ?circo? ? Parte 2
Terça-feira, 09 de Setembro de 2003
 
Agora que você já conferiu um pouco da história dos GPs da Itália disputados antes da primeira prova oficial do ?circo? em Monza , vamos tratar das corridas da Fórmula 1 disputadas naquela pista, onde o primeiro GP oficial, vencido pelo italiano Giuseppe Farina - que correu com um Alfa Romeo 159 -, aconteceu no dia 3 de setembro de 1950.

Ao chegar à Itália, país-sede da 7ª e última etapa do Primeiro Mundial de Fórmula 1, a categoria já havia passado por Silverstone, no dia 13 de maio, por Mônaco, dia 23 do mesmo mês, por Indianápolis, (EUA), em 30 de maio, pela pista de Bremgarten, na Suíça, em 4 de junho, por Spa-Francorchamps, na Bélgica, em 18 de junho, e por Rheims, na França, no dia 2 de julho.

Em Silverstone o italiano Giuseppe Farina havia vencido, a exemplo do aconteceu na quinta prova, na Suécia. O argentino Juan Manuel Fangio, que assim como Farina competia com um modelo Alfa Romeo, havia chegado na frente nas disputas em Mônaco, Spa-Francorchamps e Rheims, enquanto a prova em solo norte-americano fora ganha por Johnnie Parsons, com um Kurtis.

Juan Manuel Fangio foi o melhor na tomada de tempos para a primeira corrida oficial da Fórmula 1 no ?Audrodromo Nazionale Di Monza?, percorrendo o circuito que então tinha 6.300 metros em 1min58s60. Coube ao portenho também a melhor volta daquela corrida, fechada em 2 minutos cravados.

Na disputa, porém, quem se deu melhor foi Farina, que comandou as 13 primeiras voltas, escoltou o líder Alberto Ascari na 14ª e 15ª voltas, e reassumiu o comando das ações no 16º giro, situação que permaneceu até a quadriculada, quando venceu pela terceira vez.

A disputa que teve Ascari como segundo colocado a bordo de um Ferrari, e Luigi Fagioli na terceira posição, também com um carro da ´Scuderia´, valeu a Nino Farina o título da temporada de 1950.

O privilégio de poder levar para casa o principal troféu da temporada inicial da Fórmula 1 Giuseppe Farina conquistou ao somar 30 pontos, dois a mais que Juan Manuel Fangio, o vice-campeão, e três adiante de Luigi Fagioli.

O detalhe curioso fica por conta do esmagador domínio da Alfa Romeo no certame, já que os três melhores no campeonato usaram carros da marca.

Vale lembrar que à época ainda não havia um certame de Construtores, que passou a ser disputado apenas na temporada de 1958.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 08/06 - Montoya garantiu a pole position na pista canadense
 08/06 - Rodrigues venceu na abertura da programação em Interlagos
 08/06 - Acontece daqui a pouco a classificatória em Montreal
 08/06 - Zonta sai na pole das duas corridas em Jarama
 08/06 - Argentino sai na frente na 4ª etapa do Italiano da F-Renault
 07/06 - Brack é o pole provisório em Laguna Seca
 07/06 - Scheckter será o pole na prova noturna da F-Indy
 07/06 - Da Matta foi o melhor no primeiro treino da F-CART
 07/06 - Coulthard foi o mais rápido da sexta-feira no Canadá
 07/06 - Mudadas as preças das próximas corridas da F-Renault e da Copa Clio
 06/06 - Scheckter lidera treinos livres no Texas
 05/06 - Na noite do sábado, a 6ª etapa da F-Indy
 05/06 - Desclassificação muda o resultado final da 2ª etapa da Copa Clio
 04/06 - Paranaenses venceram 5 dos 8 títulos no Sul-brasileiro de Kart
 04/06 - Wilson volta a correr na Terra dos Cangurus
 04/06 - Brazucas da FEI fizeram bonito no Mundial de Mini Baja
 04/06 - Green ainda tenta reverter o resultado da "Indy 500"
 04/06 - Problemas no Passaporte atrasaram a viagem de Massa ao Canadá
 03/06 - Carbone conquistou dois pódios na F-3 inglesa
 03/06 - Varela/Fabre venceram na 1ª etapa do Brasileiro de Cross Country

... 747 748 749 750 751 752 753 754 755 756 757 758 759 760 761 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados