Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
CART revisa regras para melhorar a competitividade
Sexta-feira, 25 de Abril de 2003
 
Apenas dois dias depois de anunciar alterações no regulamento para o GP de Brands Hatch, próxima etapa do campeonato da Fórmula Mundial, a CART divulgou nesta sexta-feira uma série de mudanças nas regras da categoria para as próximas duas temporadas, começando por Milwaukee, que será disputado no dia 31 de maio. A principal delas é o fim da janela obrigatória de pit stops, criada no ano passado para evitar a economia de combustível durante as corridas. Esta regra ainda poderá ser utilizada nos circuitos ovais longos, como Fontana e Lausitz.

Outra alteração importante é em relação aos chassis, que terão o desenvolvimento aerodinâmico congelado do próximo dia 20 de maio até o fim do ano que vem. Com esta medida a CART espera reduzir os custos para os fabricantes e dar igualdade de condições para todas as equipes. As empresas que fornecem chassis para a categoria são a Lola e a Reynard. Uma das alterações prevê que no caso de uma bandeira amarela interromper a corrida nas dez voltas finais, a direção de prova terá o direito de colocar os retardatários no fim do grid, deixando o caminho livre para os líderes disputarem a vitória.

O uso do carro-reserva também será limitado. Na quinta-feira antes de cada corrida a equipe deverá indicar qual será seu carro principal durante o final de semana e só poderá trocar de chassi em caso de acidente ou dano irreparável no titular. Se o piloto precisar do carro-reserva depois de realizado o treino de classificação, terá que largar em último, em qualquer situação.

A CART também deixou claro seus objetivos para as próximas temporadas. No ano que vem cada equipe terá um limite de 15 funcionários por carro, incluindo apenas o pessoal que cuida da parte técnica, como os engenheiros e os mecânicos. Para 2005 a entidade estuda mudanças em vários componentes do carro e deve adotar motores V10 aspirados, utilizando a gasolina como combustível. Atualmente os carros são equipados com propulsores Ford V8 turbo e usam metanol.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 08/06 - Montoya garantiu a pole position na pista canadense
 08/06 - Rodrigues venceu na abertura da programação em Interlagos
 08/06 - Acontece daqui a pouco a classificatória em Montreal
 08/06 - Zonta sai na pole das duas corridas em Jarama
 08/06 - Argentino sai na frente na 4ª etapa do Italiano da F-Renault
 07/06 - Brack é o pole provisório em Laguna Seca
 07/06 - Scheckter será o pole na prova noturna da F-Indy
 07/06 - Da Matta foi o melhor no primeiro treino da F-CART
 07/06 - Coulthard foi o mais rápido da sexta-feira no Canadá
 07/06 - Mudadas as preças das próximas corridas da F-Renault e da Copa Clio
 06/06 - Scheckter lidera treinos livres no Texas
 05/06 - Na noite do sábado, a 6ª etapa da F-Indy
 05/06 - Desclassificação muda o resultado final da 2ª etapa da Copa Clio
 04/06 - Paranaenses venceram 5 dos 8 títulos no Sul-brasileiro de Kart
 04/06 - Wilson volta a correr na Terra dos Cangurus
 04/06 - Brazucas da FEI fizeram bonito no Mundial de Mini Baja
 04/06 - Green ainda tenta reverter o resultado da "Indy 500"
 04/06 - Problemas no Passaporte atrasaram a viagem de Massa ao Canadá
 03/06 - Carbone conquistou dois pódios na F-3 inglesa
 03/06 - Varela/Fabre venceram na 1ª etapa do Brasileiro de Cross Country

... 747 748 749 750 751 752 753 754 755 756 757 758 759 760 761 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados