Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Penske começou a debater fusão entre CART e IRL
Quinta-feira, 24 de Junho de 2004
 
O milionário Roger Penske deu o primeiro passo nessa semana para uma provável fusão entre a Champ Car (ex-CART) e a IRL, categorias que passaram a brigar desde 1996 e até o momento a única beneficiária foi a NASCAR, que consolidou-se como a categoria mais importante do automobilismo norte-americano.

Empresário de sucesso, Penske vem dando sucessivas declarações que essa separação dá prejuízos ao esporte e que precisa chegar ao fim. Um dos criadores da Championship Auto Racing Teams em 1979, Roger Penske deixou a categoria em 2002 para concentrar seus esforços apenas na Indy Racing League, um duro golpe que quase acabou com a Fórmula CART.

Na última terça-feira, Roger reuniu-se com Kevin Kalkhoven e Gerald Forsythe, que juntos com Paul Gentilozzi são os donos da Open Wheel Racing Series LLC, atual dona da Champ Car. Apesar de ser ainda apenas o começo de uma reaproximação, foram discutidas mudanças que poderiam acontecer já na próxima temporada.

Caso as duas categorias passem a fazer apenas um campeonato, os carros seriam os mesmos usados atualmente na Fórmula Indy, que tem chassis G-Force e Dallara e motores Honda, Toyota e Chevrolet. O conjunto que é utilizado na CART, os antigos Lola e Reynard, seriam aposentados.

Quanto ao calendário, seriam 20 corridas sendo metade em circuitos mistos e ovais, reunindo os autódromos que mais recebem público atualmente. Da Champ Car, provavelmente seriam aproveitados Long Beach, Toronto, Cidade do México e Monterrey, enquanto do lado da Indy Racing League, os ovais do Texas, Michigan, Kansas, Richmond e, certamente, Indianápolis fariam partes do novo campeonato.

Outro fator importante para a reunificação do esporte diz a respeito da transmissão televisiva. A Indy Racing League tem um excelente acordo com a ABC/ESPN, enquanto a Champ Car paga uma quantia relativamente alta para transmitir suas corridas pela Spike TV.

?O encontro foi muito positivo e todos nós concordamos que é um grande negócio essa união. Mas ainda existem alguns obstáculos que tornam isso impossível de se concretizar no momento?, comentou Kevin Kalkhoven.

Foi discutido também que o novo campeonato será controlado por oito conselheiros, sendo metade da Champ Car e outra da Indy Racing League. Outra reunião deve acontecer nas próximas semanas, mas ainda sem data marcada.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 02/06 - Tracy venceu em Milwaukee
 02/06 - Khodair comanda a tabela da F-Renault
 02/06 - Confira a nova classificação da Copa Clio
 02/06 - Rocha venceu a ensopada rodada gaúcha da F-Renault
 02/06 - Disputa da Clio terminou sob chuva
 02/06 - Dia não foi dos melhores para os cariocas
 02/06 - Conill levou os conterrâneos ao delírio em Tarumã
 02/06 - Três provas, três pilotos
 02/06 - Bauer terminou na frente o treino de aquecimento da Clio
 02/06 - Domínio carioca no Warm Up em Tarumã
 02/06 - Oliveira foi novamente o segundo na F-3 Alemã
 01/06 - Fernandez larga na frente em Milwaukee
 01/06 - Médias em Tarumã são as mais altas da temporada
 01/06 - Primeira fila será toda carioca na formação do grid da Clio
 01/06 - Nos instantes finais, Jimenez marcou a pole na F-Renault
 01/06 - Veja os tempos do treino da F-CART em Milwaukee
 01/06 - Primeiros pontos na temporada colocam Oliveira na 6ª posição
 01/06 - Fernandez voltou a andar melhor em Milwaukee
 01/06 - Oliveira chega em segundo na prova em Sachsenring
 01/06 - Vitória argentina na 3ª etapa do Europeu de F-Renault

... 748 749 750 751 752 753 754 755 756 757 758 759 760 761 762 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados