Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Construtores alemães de motores nem pensam em ampliar numero de times
Terça-feira, 26 de Junho de 2001
 
As alemãs Mercedes e BMW nem pensam em ampliar o número de times servidos por seus motores, como fazem a italiana Ferrari e a japonesa Honda, que têm unidades produzidas instaladas respectivamente nos carros da suíça Sauber e da francesa Prost, e das britânicas BAR e Jordan.

Constantemente consultadas sobre a possibilidade de fornecerem motores a outras equipes, as duas fábricas alemãs dão sempre um sonoro "Não há interesse", como resposta.

Para a BMW, a política de manter uma só equipe usando seus propulsores é uma maneira de evitar que os esforços para desenvolvimentos das unidades fiquem pulverizados. Mario Thiessen, o diretor de desenvolvimento da fábrica que têm sede em Munique explica: "Meu ponto de vista é de que somente a colaboração com uma única equipe pode resultar num bom pacote motor/carro, e portanto não vejo com bons olhos a possibilidade de servir paralelamente a outra equipe", diz o engenheiro, que emenda: "até porquê estamos muito contentes com a situação que vivemos atualmente", conclui, referindo-se à parceria com o time de Frank Williams, através do qual a montadora já ganhou duas provas com Ralf Schumacher.

A Mercedes-Benz nega a possibilidade de diversificar sua carteira de clientes desde que reingressou na Fórmula 1, em 1995. O diretor esportivo da companhia, Norbert Haug, não nega que pessoalmente é simpático à idéia de ter uma maior participação no mercado, mas ressalta que a Ilmor, empresa britânica contratada para o desenvolvimento dos motores da marca que representa não têm capacidade para produzir unidades suficientes para prover mais de uma equipe.

Norbert Haug cita como positiva a atitude da Ferrari. Ele diz: "Penso que é importante haverem fabricantes fornecendo motores para mais de uma equipe, como faz a Ferrari, que têm seus propulsores do ano passado colocados em dois times. Isto definitivamente ajuda à Fórmula 1. Nós, porém, não estamos em posição de fazer o mesmo", conclui.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 01/06 - Vitória argentina na 3ª etapa do Europeu de F-Renault
 01/06 - Constantino foi o primeiro no treino da Clio
 01/06 - Freitas dominou o treino da F-Renault
 01/06 - Sol já surge em Viamão, e treinos devem começar no horário
 01/06 - Fernandez dominou os treinos em Milwaukee
 31/05 - Oliveira será o 5º no grid da disputa do domingo
 31/05 - Bazzo foi o mais veloz no ensopado circuito gaúcho
 31/05 - Sem pneus de chuva, pilotos preferiram permanecer nos boxes
 31/05 - Palhares foi o melhor na pista gaúcha
 31/05 - Araújo terminou na frente o primeiro treino da F-Renault
 31/05 - Barrichello dominou os treinos da quinta-feira em Silverstone
 31/05 - Você, novamente na frente
 31/05 - Pontuação da categoria "4" do Brasileiro de Endurance
 31/05 - Pontuação da categoria "3" do Brasileiro de Endurance
 31/05 - Pontuação da categoria "2" do Brasileiro de Endurance
 31/05 - Pontuação da categoria "1" do Brasileiro de Endurance
 30/05 - Stoddart revela que a Minardi está na corda bamba
 30/05 - Torcedor pode ganhar um Clio em Tarumã
 30/05 - Confira os horários da rodada gaúcha da F-Renault
 30/05 - BAR realizou mudanças no carro para sair do zero

... 749 750 751 752 753 754 755 756 757 758 759 760 761 762 763 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados