Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Antonio Pizzonia avalia início da nova Fórmula 1
Quarta-feira, 25 de Março de 2009
 
Amazonense aprova mudanças que visam melhorar as disputas na categoria

No próximo fim de semana (27-29/03) os amantes pela velocidade terão um prato cheio. A temporada 2009 da Fórmula 1 começa oficialmente na Austrália. Já no Brasil, a Copa Nextel Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro, também dá o seu pontapé inicial. A prova de abertura acontece a partir das 11 horas (horário de Brasília) no autódromo de Interlagos, zona sul de São Paulo, templo maior do esporte a motor nacional.

O amazonense Antonio Pizzonia faz sua segunda temporada completa na Stock Car e estréia pela equipe brasiliense Amir Nasr Racing, umas das mais tradicionais do esporte no Brasil. Com passagens como piloto de testes e de provas pela Jaguar e pela Williams na F1, ele acredita que em cima dos testes de pré-temporada, as favoritas para a vitória em Melbourne são Ferrari e Brawn GP. “Acredito que as duas equipes estarão bem parecidas, com uma ligeira vantagem para a Brawn. Logo atrás devem estar a BMW e a Toyota”, comenta.

O esportista de Manaus afirma que pretende acompanhar todos os treinos e a corrida, e reservou sua torcida para os representantes brasileiros, especialmente para Rubens Barrichello. “Como torcedor brasileiro e amigo pessoal farei uma torcida especial pelo Rubinho, espero que ele encerre muito bem a carreira. Mas vou acompanhar e vibrar pelo Felipe, que também é meu amigo, mas ainda tem um futuro longo e brilhante pela frente”, concluiu.

Sobre as novidades da temporada, Pizzonia gostou bastante das mudanças aerodinâmicas. O aerofólio traseiro ficou mais alto e mais curto, enquanto o dianteiro ficou mais baixo e mais comprido. “Na teoria, vai diminuir a turbulência vinda da traseira do carro da frente e com isso, diminuir também a dificuldade de ultrapassagens”, conta. No regulamento anterior, o carro que vinha atrás perdia muita sustentação aerodinâmica na parte frontal e o piloto era obrigado a tirar o pé nas aproximações de curvas. “É sempre bom ver a organização se mexendo atrás de mudanças que possam ser positivas”, fala.

O titular da Amir Nasr Racing também falou sobre o Kers, um dos itens técnicos de mais discussão nesse início de temporada. “A idéia do Kers é interessante. Na situação de corrida, quem tiver o sistema funcionando e bem, vai levar muita vantagem. A desvantagem é o peso, mas os engenheiros sempre encontram maneiras para solucionar estes empecilhos”, explica. O Kers é um sistema que reaproveita a energia gerada nas frenagens e pode dar até 80 cv a mais de potência ao motor durante até seis segundos por volta.

Assim como em todas as categorias, a crise mundial também chegou à F1. “Todos estão precisando cortar custos, e acredito que no ano que vem isso afetará ainda mais a F1, talvez com saída de mais equipes. Mas todos os envolvidos na categoria estão trabalhando duro e existem pessoas inteligentes atrás de encontrar soluções para este problema também”, finaliza o amazonense.

Visite www.blogdopizzonia.zip.net
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 30/05 - Scott Dixon troca PWR pela Chip Ganassi
 29/05 - Burti encerrou os testes em Monza
 29/05 - Barrichello dominou o segundo dia de treinos em Silverstone
 29/05 - Mosley propõe pontuação em separado para os motores
 29/05 - Prova em Fontana não será mais a última do campeonato
 29/05 - Certame da F-CART prosseguirá em Milwaukee
 29/05 - Vem aí a final do Sul-brasileiro de Kart
 29/05 - Moller Filho confirma presença na prova da Clio
 29/05 - Tarumã é o próximo desafio para os pilotos da F-Renault
 29/05 - Fisichella foi o melhor nos primeiros treinos em Silverstone
 28/05 - Os Bürger dominaram a corrida da DTM Pick Up
 28/05 - Tabela da Copa Fusca tem múltiplos empates
 28/05 - Costa e Oliveira venceram pela DTM Turismo
 28/05 - Muitos abandonos. A vitória de Vidotto e a liderança de Vasconcelos
 28/05 - Losacco venceu duas, e é líder na Força Livre
 28/05 - Mantido o 4º lugar de Trulli no GP de Mônaco
 27/05 - Mais pilotos na lista de "estrangeiros"
 27/05 - Todos os rankings foram movimentados
 27/05 - Dirigentes da Renault não acreditam na desclassificação de Trulli
 27/05 - CBA fez premiação inédita em São Paulo

... 750 751 752 753 754 755 756 757 758 759 760 761 762 763 764 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados