Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 30/05 - Atividades em Tarumã começam apenas nesta sexta-feira
 30/05 - Scott Dixon troca PWR pela Chip Ganassi
 29/05 - Burti encerrou os testes em Monza
 29/05 - Barrichello dominou o segundo dia de treinos em Silverstone
 29/05 - Mosley propõe pontuação em separado para os motores
 29/05 - Prova em Fontana não será mais a última do campeonato
 29/05 - Certame da F-CART prosseguirá em Milwaukee
 29/05 - Vem aí a final do Sul-brasileiro de Kart
 29/05 - Moller Filho confirma presença na prova da Clio
 29/05 - Tarumã é o próximo desafio para os pilotos da F-Renault
 29/05 - Fisichella foi o melhor nos primeiros treinos em Silverstone
 28/05 - Os Bürger dominaram a corrida da DTM Pick Up
 28/05 - Tabela da Copa Fusca tem múltiplos empates
 28/05 - Costa e Oliveira venceram pela DTM Turismo
 28/05 - Muitos abandonos. A vitória de Vidotto e a liderança de Vasconcelos
 28/05 - Losacco venceu duas, e é líder na Força Livre
 28/05 - Mantido o 4º lugar de Trulli no GP de Mônaco
 27/05 - Mais pilotos na lista de "estrangeiros"
 27/05 - Todos os rankings foram movimentados
 27/05 - Dirigentes da Renault não acreditam na desclassificação de Trulli

... 750 751 752 753 754 755 756 757 758 759 760 761 762 763 764 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados