Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Carros iguais e muita disputa entre as mulheres na Ford Fiesta
Terça-feira, 14 de Agosto de 2001
 
As mulheres estão nas pistas com o Campeonato Brasileiro de Ford Fiesta Feminino. Idealizado por Maria Helena Fittipaldi, presidente da Ampacom (Associação das Mulheres Pilotos de Automobilismo de Competição), e apoiado pela Ford Brasil, a competição vem conseguindo preencher os 16 lugares no grid com facilidade. Tudo isso porque os modelos Fiesta foram modificados para se tornarem mais competitivos, mas conservando as principais características dos modelos de rua.

Os 16 modelos Fiesta colocados à disposição da organização do Campeonato Brasileiro passaram por modificações. O responsável pelo desenvolvimento, preparação e manutenção dos carros é o Centro Pilotagem Roberto Manzini, de São Paulo. Na sexta-feira, um dos instrutores do Centro de Pilotagem, o André Bragantini ou o Giuliano Losacco, acerta o protótipo e passa os acertos para os 16 carros, que ainda serão sorteados entre as pilotos. Essa medida visa a redução de custos e torna a categoria ainda mais equilibrada e emocionante para os espectadores. "Esta é a primeira vez no Brasil que os carros são sorteados para as provas", explica Beto Manzini. "Já aconteceu isso em provas promocionais, mas nunca em um campeonato inteiro."

O motor do Fiesta de competição é o Zetec Rocam 1.6, o mesmo utilizado no modelo vendido nas concessionárias. Mas a diferença está na potência, que passou de 95 cavalos para 105 cv a 6 mil rpm. O aumento na potência foi conseguido por meio do mapeamento do módulo de gerenciamento efetuado pelo Campo de Provas Ford, em Tatuí ? SP, e Visteon eletrônica que acompanha todas as etapas efetuando check no local.

Outra modificação interessante, para deixar o carro com cara de competição, foi feita do tubo primário do escapamento para trás, mas o coletor de escape original foi mantido. Assim o motor deixa as características silenciosas do modelo de rua para um barulho de competição mesmo. "Redimensionamos o escapamento do Fiesta. O barulho não chega a ser tão alto quanto os outros carros de competição, mas é bem mais barulhento que os modelos de rua. Apesar disso, usamos um abafador para reduzir os níveis de decibéis", explica Manzini.

As mudanças no carro agradaram as competidoras. "Todo mundo está andando muito junto. Os carros estão bem equilibrados. Faltava uma categoria como essa para as mulheres", diz a pernambucana Danuza Moura, de 21 anos, vencedora da segunda etapa, em Caruaru. "Temos de ressaltar o grande trabalho que a Maria Helena, o Roberto Manzini e a Ford estão fazendo para deixar a categoria equilibrada e atraente", explica a piloto que também corre no Brasileiro da Stock Light.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 27/05 - CBA fez premiação inédita em São Paulo
 27/05 - Kleinubing vence mais uma. Dessa vez no Lime Rock Park
 27/05 - Um rápido rasante sobre Interlagos
 27/05 - Kleinubing corre nesta segunda-feira
 26/05 - Vitória coloca Larriera junto a Serra na tabela da F-Quatro
 26/05 - 4ª etapa do Curitibano de Kart
 26/05 - 2ª etapa do Regional de Kart em Toledo
 26/05 - Jimenez é campeão do Pan e Helmeister é vice
 26/05 - Campos venceu de novo na Pick-up Racing
 26/05 - Piquet e Risatti venceram em Pinhais
 26/05 - Vitória italiana na 3ª da F-Renault
 26/05 - Ferrari têm 18 pontos de vantagem sobre a Williams
 26/05 - Michael está cada vez mais tranqüilo na liderança
 26/05 - Vencedor quebrou um jejum de mais de 1 ano sem vitórias
 26/05 - Coulthard fez a festa nas ruas do Principado
 26/05 - Team Green usará nova pintura a partir de Milwaukee
 25/05 - Paranaense largará na frente pela Pick Up Racing
 25/05 - Saiba quem serão os poles deste domingo em Interlagos
 25/05 - Salustiano é o pole da rodada curitibana da F-Quatro
 25/05 - Losacco saiu e chegou na frente pela Força Livre

... 751 752 753 754 755 756 757 758 759 760 761 762 763 764 765 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados