|
 |
|
|
|
Sonho de Fórmula 1: Dallara e Lola salvaram-se; Reynard faliu |
Terça-feira, 31 de Agosto de 2004 |
|
O sonho de fazer sucesso na Fórmula 1 já levou a falência algumas construtoras de chassis que sempre se saíram bem em categorias como Fórmula 3, Fórmula 3000 e até mesmo produzindo protótipos. A própria Dallara, que agora volta a ter interesse na principal categoria do automobilismo mundial passou por dificuldades no período em que esteve junto com a Scuderia Italia entre 1988 e 1992.
?Decidimos não investir muito dinheiro na Fórmula 1. Eu dei a eles todo o suporte técnico, pessoal e intelectual. Posso dizer que usamos apenas 30% de nossas capacidades e mesmo assim foi uma situação difícil de controlar?, lembra-se Giampaolo Dallara, fundador da empresa que hoje atua com sucesso na Fórmula Indy, Fórmula 3 e World Series By Nissan.
Em 1999, a empresa voltou a tentar estrear na Fórmula 1 onde construiu, a pedido da Honda, um monoposto completamente novo. O projeto não foi a frente devido a morte do projetista Harvey Postlethwaite e a montadora japonesa decidiu retornar à categoria apenas como fornecedora de motores.
Quem quase sucumbiu nessa idéia foi a Lola, que em 1997 investiu todo seu potencial num carro que sequer conseguiu classificar-se para a primeira corrida daquela temporada, com os pilotos Vicenzo Sospiri e Ricardo Rosset. O resultado foi tão ruim que a principal patrocinador, a Mastercard, pulou do barco antes que ele afundasse.
As dívidas foram tantas e o retorno tão pouco que o fundador da companhia Eric Broadley foi forçado a vende-la para o irlandês Martin Birrane, que fez uma reformulação completa em toda sua estrutura e recolocou a Lola no caminho de vitórias e conquistas.
Melhor sorte não teve a Reynard, cujo fundador ? Adrian Reynard ? sempre quis fazer sucesso na Fórmula 1. A empresa chegou a participar do projeto do Benetton B192 (onde inclusive vendeu sua fábrica em Enstone para a equipe) e do carro usado pela Pacific em 1994. Já nessa tentativa, quase foi a falência mas foram salvos pelo sucesso na Fórmula 3000 e Fórmula CART, onde apareceu muito bem.
Ainda sem abandonar o sonho, Adrian Reynard associou-se a British American Racing, onde tinha 15% das ações da equipe. Com um carro ruim, a empresa nunca mais conseguiu se estabelecer de mais um prejuízo e acabou fechando as portas em 2002, sendo forçada a vender seu espólio para Derrick Walker e Don Panoz.
Resta saber se a Dallara conseguirá sair ilesa dessa nova tentativa de fazer um carro de sucesso na principal categoria do automobilismo mundial. |
|
Luiz Rodrigues |
|
» Leia também |
09/10 - Todos os campeões do "circo"
28/09 - Svendsen-Cook, Bottas e Magnussen ganharam na penúltima rodada do Britânico
04/09 - Nasr garantiu o título da Britânica na rodada em Rockingham
30/07 - Dois triunfos espanhóis na passagem da Britânica pela Bélgica
17/07 - Nasr ganhou duas na passagem da Britânica pela França
04/07 - É hora de se iniciarem os esforços
03/07 - Magnussen, Harvey e Nasr ganharam as provas da Britânica em Nürburgring
19/06 - Duas dobradinhas brazucas, e uma vitória inglesa em Brands Hatch
15/05 - Magnussen e Foresti ganharam pelo Britânico
25/04 - Outon Park se pintou de verde e amarelo na segunda do Britânico
17/04 - Nasr venceu duas na abertura do Britânico
17/02 - Termina aqui a história do Speed On Line
08/02 - Foresti é terceiro na tabela da TRS
31/01 - Barbosa, Rockenfeller, Borcheller e Dalziel venceram a maratona na Flórida
31/01 - Resultado completo da corrida em Daytona
29/01 - O grid completo para a 24 Horas
29/01 - Angeleli, Lamy, Taylor, Taylor são poles, e Negri Jr sai em 2º em Daytona
25/01 - Norte-irlandês faturou o “Brazil Open”
25/01 - "Brazil Open": Veja os resultados
25/01 - Finotti levou a melhor na prova dos Clássicos
|
... 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 ... |
|
|
 |
|
 |