Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 22/05 - Seis brazucas devem disputar o "Pan" na Argentina
 22/05 - "Paulistão" terá sua segunda etapa neste final de semana
 22/05 - F-3 Sudam e Fórmula Quatro correrão na pista curitibana
 22/05 - Brasileiro prossegue neste final de semana em Resende
 22/05 - Norte/Nordeste teve um grid para impressionar os sulistas
 22/05 - Campeonato Internacional prosseguirá em Mônaco
 21/05 - Queiroz e Araújo movimentaram os rankings
 21/05 - Com a 3ª posição, Kleinubing manteve a liderança da tabela
 21/05 - Em busca do 61º triunfo, Bridgestone terá dois novos compostos
 21/05 - Toledo sediará 2ª etapa do Regional de Kart paranaense
 21/05 - Franceses levaram a melhor na "Copa Européia" da F-3
 20/05 - Mudança no regulamento gera protestos na Pick-up Racing
 20/05 - Sant´Anna/Baldo/Mottin venceram debaixo de muita chuva
 20/05 - Resultado na Argentina valeu recorde a Sainz
 20/05 - Burns ganha; Sainz leva
 19/05 - 3ª etapa da PRO 400 Endurance
 19/05 - Jimenez vence mais uma no Paulista
 19/05 - Piccolo venceu. Só Melo Junior ficou entre os "Top Ten"
 19/05 - Vencedor parabeniza a equipe e o adversário
 19/05 - Hoffmann venceu em Londrina

... 753 754 755 756 757 758 759 760 761 762 763 764 765 766 767 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados