Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Ecclestone nem pensa em aposentadoria
Sexta-feira, 08 de Novembro de 2002
 
Falando recentemente ao jornal britânico ?The Guardian?, o inglês Bernie Ecclestone disse que a aposentadoria nem passa por sua cabeça.

O homem-forte da Fórmula 1, de 72 anos, trabalha atualmente mais que há 30 anos, quando começou a explorar o potencial mercadológico daquela que se transformou na mais milionária categoria do automobilismo em todo o planeta.

?Se eu estivesse trabalhando numa linha de produção, não estaria tão ávido por seguir dedicando meu tempo, mas adoro cada minuto, porque não tenho idéia do que vai acontecer no momento seguinte, e não saber o que vai acontecer é simplesmente maravilhoso?, sintetizou o inglês.

Tendo se tornado o mais rico homem de todo o esporte mundial, Ecclestone disse que a continuidade de seu trabalho nada tem a ver com o lado econômico: "Não estaria trabalhando se não gostasse do que faço. Não preciso disso?, ele admitiu.

Segundo Bernie, a continuidade do trabalho o mantém ativo: ?Se você quer morrer logo, você se retira?, brincou, emendando: "No momento que você deixa de fazer coisas, de pensar e trabalhar, o corpo deixa de responder, especialmente para pessoas que sempre trabalharam sob grande pressão por muito tempo?, completou.

Quem é Ecclestone

Nascido na cidade inglesa de St. Peters, em Suffolk, no dia 28 de outubro de 1930, o dirigente máximo da Fórmula 1 tentou participar de duas provas da categoria com um bólido da equipe Connaught equipado com motor Alta. Porém, a tentativa de ser piloto foi frustrada depois dos GPs de Mônaco e da Grã Bretanha de 1958, dos quais sequer conseguiu participar do grid.

Ao assumir a direção da equipe pela qual tentou correr, em 1958, o baixinho Bernard Charles Ecclestone, de 1m60, pegou gosto pela cartolagem, e começou a vislumbrar a possibilidade de transformar a Fórmula 1 no fenômeno que é atualmente.

O trabalho de campo começou em princípios dos anos 70, quando aos poucos, o ?business? em que o ?circo? poderia se transformar foi começando a ter o seu perfil.

Em 1972 Bernie Ecclestone comprou a equipe Brabham, pela qual o brazuca Nelson Piquet faturou os títulos mundiais de 1981 e 1983.

Junto com a administração do time que vendeu em 1988, Ecclestone exercia com mão-de-ferro a função de presidente da Formel One Constructors Association, a FOCA, que comprou os direitos de transmissão das provas.

Na esteira do crescimento dos negócios, surgiram a Formel One Menagement (FOM), e posteriormente a Formel One Administration (FOA) e a SLEC, empresa responsável pela venda dos direitos de transmissões televisivas da qual Ecclestone repassou 75% das ações para o agora quebrado grupo alemão de comunicações ?Kirsch?.

Mas nem pelo fato de ter repassado as ações à ?Kirsch? - que hoje estão nas mãos dos bancos credores-, o homem que recebeu da Federação Internacional de Automobilismo a autorização para explorar comercialmente o ?circo? por 25 anos perdeu poder, sendo ainda o responsável por todas as decisões estratégicas.

Os boatos sobre a sucessão de Bernie na condução dos rumos da Fórmula 1 após a aposentadoria do inglês dão conta de que o primeiro na linha sucessória seja o dono da McLaren Ron Dennis, que declarou recentemente numa entrevista não ser ele a pessoa mais indicada para o cargo.

Porém, a direção dos negócios da categoria de automobilismo mais badalada do planeta deve continuar por algum tempo nas mãos de Ecclestone, que na mesma entrevista ao jornal britânico disse ?Espero ter a cabeça funcionando perfeitamente até o momento de parar. Quero poder tomar essa decisão sozinho, sem que alguém tenha de me dizer ?é hora de deixar de fazer o que está fazendo?, finalizou o inglês.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 22/05 - "Paulistão" terá sua segunda etapa neste final de semana
 22/05 - F-3 Sudam e Fórmula Quatro correrão na pista curitibana
 22/05 - Brasileiro prossegue neste final de semana em Resende
 22/05 - Norte/Nordeste teve um grid para impressionar os sulistas
 22/05 - Campeonato Internacional prosseguirá em Mônaco
 21/05 - Queiroz e Araújo movimentaram os rankings
 21/05 - Com a 3ª posição, Kleinubing manteve a liderança da tabela
 21/05 - Em busca do 61º triunfo, Bridgestone terá dois novos compostos
 21/05 - Toledo sediará 2ª etapa do Regional de Kart paranaense
 21/05 - Franceses levaram a melhor na "Copa Européia" da F-3
 20/05 - Mudança no regulamento gera protestos na Pick-up Racing
 20/05 - Sant´Anna/Baldo/Mottin venceram debaixo de muita chuva
 20/05 - Resultado na Argentina valeu recorde a Sainz
 20/05 - Burns ganha; Sainz leva
 19/05 - 3ª etapa da PRO 400 Endurance
 19/05 - Jimenez vence mais uma no Paulista
 19/05 - Piccolo venceu. Só Melo Junior ficou entre os "Top Ten"
 19/05 - Vencedor parabeniza a equipe e o adversário
 19/05 - Hoffmann venceu em Londrina
 19/05 - Campeões do ano passado saem na frente em Cascavel

... 753 754 755 756 757 758 759 760 761 762 763 764 765 766 767 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados