Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Cross Country: Varela/Marcos estão confirmados no Rally dos Sertões
Terça-feira, 02 de Junho de 2009
 
Líderes do Campeonato Brasileiro de Cross Country vão em busca do terceiro título seguido do maior rali da América Latina

Faltando apenas três semanas para a largada da 17ª edição do Rally Internacional dos Sertões, mais uma dupla de expressão anuncia sua participação na principal prova de off-road do Brasil e uma das maiores do mundo. O piloto Reinaldo Varela (Mitsubishi/Pirelli/Blindarte), campeão mundial de Rally Cross Country em 2001, vai em busca de sua terceira vitória consecutiva na categoria Super Production Diesel, tendo pelo terceiro ano Marcos Macedo como seu navegador.

“O Rally dos Sertões é uma competição muito difícil e disputada, com os melhores carros e pilotos do Brasil e muitos estrangeiros de altíssimo nível. Portanto, nosso objetivo é ficar entre os primeiros em nossa categoria”, afirma Varela que, no entanto, pode conquistar seu sexto triunfo na competição. Ele venceu em 1998, 1999, 2000, 2007 e 2008.

O Rally dos Sertões tem início no dia 23 de junho em Goiânia. Em 10 dias de competições cerca de 120 participantes irão percorrer 5.038 km do centro-oeste ao nordeste brasileiro, partindo da capital de Goiás e passando por outros seis estados até chegarem a Natal, no Rio Grande do Norte.

Além de adversários de peso, como o espanhol Calos Sainz, bicampeão mundial de Rali, o Sertões é sempre marcado por um percurso que desafia os competidores. Este ano, com as distâncias recordes e com 2.888 km de especiais cronometradas, a competição será ainda mais difícil. “Este ano a prova vai ser mais longa e mais dura. Vai ser um teste de inteligência e concentração para chegar bem ao final”, aposta Marcão Macedo, que venceu as duas últimas edições com Varela.

O trecho mais difícil da prova deve ser no quarto dia, entre as cidades de Minuaçu (GO) e Palmas (TO). Será o maior percurso, com especial de 487 km e distância total de 762 km. “A primeira metade do rali vai ser mais dura, com especiais longas e complicadas. A segunda metade terá especiais mais curtas, mas nem por isso mais fáceis”, explica Marcão. O navegador já sabe qual a estratégia para chegar bem ao final da prova. “A maior dificuldade e o grande segredo é manter um ritmo competitivo sem danificar o carro, saber dosar o tempo inteiro”, conta.

Como as três primeiras etapas da competição são válidas pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, saber administrar a prova ficará ainda mais difícil. “Para nós o mais importante é o campeonato brasileiro. Vamos entrar para buscar a vitória no rali, mas o pensamento é primeiro em um bom resultado para a pontuação no brasileiro”, revela Varela, que ao lado de Marcão lidera o certame nacional de 2009 com 26 pontos, 13 a mais do que a dupla Luciano Lima/Neurivan Calado, os vice-líderes. “Por isso vamos ser forçados a andar mais forte nestas etapas iniciais. Temos que encontrar um ritmo que privilegie o começo sem comprometer o restante da prova”, comenta o piloto da Mitsubishi/Pirelli/Blindarte, que está em busca do pentacampeonato brasileiro. Ele foi campeão em 2000, 2002, 2006 e 2008.

Apesar de 90% do percurso desta edição do Rally dos Sertões ser inédito, isso não deve causar maior dificuldade aos competidores. “Não faz muita diferença porque na hora que estamos competindo não dá pra lembrar muito de como foi nos anos anteriores. E as características da prova como um todo serão as mesmas das edições passadas. É difícil de qualquer jeito”, explica Varela.

A dupla estará bem amparada para a competição com o suporte da equipe Rally Brasil, e contará com o apoio de um motorhome, três caminhonetes, uma carreta de 18 metros e uma moto.

Confira a programação da 17ª edição do Rally Internacional dos Sertões:

23/06 – Super Prime – Goiânia (GO)

24/06 – 1ª etapa – Goiânia (GO) – Santa Helena (GO)
[Total do dia: 327km / Total da especial: 256 km]

25/06 – 2ª etapa – Santa Helena (GO) – Cidade de Goiás (GO)
[Total do dia: 469 km / Total da especial: 334 km]

26/06 – 3ª etapa – Cidade de Goiás (GO) – Minuaçu (GO)
[Total do dia: 636 km / Total da especial: 393 km]

27/06 – 4ª etapa – Minuaçu (GO) – Palmas (TO)
[Total do dia: 762 km / Total da especial: 487 km]

28/06 – 5ª etapa – Palmas (TO) – Luis Eduardo Magalhães (BA)
[Total do dia: 538 km / Total da especial: 300 km]

29/06 – 6ª etapa – Luis Eduardo Magalhães (BA) – Barra (BA)
[Total do dia: 558 km / Total da especial: 364 km]

30/06 – 7ª etapa – Barra (BA) – Petrolina (PE)
[Total do dia: 543 km / Total da especial: 235 km]

01/07 – 8ª etapa – Petrolina (PE) – Juazeiro do Norte (GO)
[Total do dia: 421 km / Total da especial: 213 km]

02/07 – 9ª etapa – Juazeiro do Norte (CE) – Caicó (RN)
[Total do dia: 439 km / Total da especial: 184 km]

03/07 – 10ª etapa – Caicó (RN) – Natal (RN)
[Total do dia: 350 km / Total da especial: 114 km]

A dupla Reinaldo Varela/Marcos Macedo tem patrocínio de Mitsubishi/Pirelli/Blindarte e apoio de Artfix/Borg Warner/Divino Fogão/Itamotors/Temp Clean.
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 18/05 - Piquet é o responsável pelo Caderno de Veículos do JB
 18/05 - Piccolo larga na frente; Moro será o melhor brazuca no grid
 17/05 - Frentzen foi o mais rápido no encerramento dos ensaios em Paul Ricard
 17/05 - Italiano terminou na frente. Melo Júnior foi o melhor brazuca
 16/05 - Coulthard foi o melhor em Paul Ricard
 16/05 - Outra vez a Williams
 16/05 - Paranaense de Marcas começa no domingo
 16/05 - Junqueira sofreu acidente no treino em Indianápolis
 16/05 - Integrantes do "circo" do Mundial de Rali foram assaltados na Argentina
 16/05 - Sato liberado para correr em Mônaco
 16/05 - Multas, nada mais que isso
 16/05 - Terminam as "férias" dos pilotos do Brasileiro de Protótipos e Turismo
 15/05 - Heidfeld foi o mais veloz em Paul Ricard
 15/05 - Gené foi o melhor, e bateu o recorde extra-oficial de Valência
 15/05 - Depois da tempestade vem... a 2ª corrida da F-3000 Européia
 15/05 - Saiba o que é o Conselho Mundial da FIA
 15/05 - Uma declaração politicamente incorreta
 14/05 - Pizzonia foi o melhor em Valência
 14/05 - FIA quer explicações da Ferrari sobre o episódio do domingo
 14/05 - Pro 400 Endurance Cup terá novidades na 3ª etapa

... 754 755 756 757 758 759 760 761 762 763 764 765 766 767 768 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados