Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria adotará novo dispositivo de avaliação de pilotos
Terça-feira, 26 de Fevereiro de 2002
 
Até o ano passado, o regulamento era simples: um piloto que viesse a sofrer algum acidente, por exemplo nos treinos da sexta-feira, era colocado em repouso, sendo impedido pelos médicos de participar da corrida do domingo.

Este procedimento corriqueiro, tende a desaparecer a partir desta temporada da Fórmula CART/FedEx, categoria que adotará pioneiramente no automobilismo o uso do sistema "ImPACT", que vem sendo desenvolvido desde 1990 pelo Doutor Mark Lovell, e já foi exaustivamente testado em esportes como o Futebol Americano e o Hockey.

Em linhas gerais, o invento do Doutor Lovell - chefe do Departamento de Medicina Esportiva da Universidade de Pittsburgh -, é um software capaz de operar num simples Laptop, oferecendo uma avaliação real das condições físicas do piloto acidentado, em especial nos casos em que tenha havido impacto da cabeça.

Quem explica é o Doutor Steve Olvey, Médico-chefe da CART: "Era comum um piloto afirmar que não sentia nada, já que a participação na corrida significa seu meio de vida, a garantia de recebimento do contracheque. Nós, porém, não tínhamos como avaliar cientificamente até onde as boas condições alegadas eram reais, o que muda com a adoção do ImPACT", disse.

O sistema "ImPACT" testa em segundos a acuidade visual do piloto, e suas reações a determinados estímulos, "o que nos deixa tranqüilos para o liberarmos para correr", conclui o Doutor Olvey.

O sistema já estará sendo usado na corrida no circuito de Monterrey, no México, onde no próximo dia 10 de março será realizada a primeira das 19 provas previstas pelo calendário 2002 da F-CART/FedEx.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 19/05 - Campeões do ano passado saem na frente em Cascavel
 18/05 - Piquet é o responsável pelo Caderno de Veículos do JB
 18/05 - Piccolo larga na frente; Moro será o melhor brazuca no grid
 17/05 - Frentzen foi o mais rápido no encerramento dos ensaios em Paul Ricard
 17/05 - Italiano terminou na frente. Melo Júnior foi o melhor brazuca
 16/05 - Coulthard foi o melhor em Paul Ricard
 16/05 - Outra vez a Williams
 16/05 - Paranaense de Marcas começa no domingo
 16/05 - Junqueira sofreu acidente no treino em Indianápolis
 16/05 - Integrantes do "circo" do Mundial de Rali foram assaltados na Argentina
 16/05 - Sato liberado para correr em Mônaco
 16/05 - Multas, nada mais que isso
 16/05 - Terminam as "férias" dos pilotos do Brasileiro de Protótipos e Turismo
 15/05 - Heidfeld foi o mais veloz em Paul Ricard
 15/05 - Gené foi o melhor, e bateu o recorde extra-oficial de Valência
 15/05 - Depois da tempestade vem... a 2ª corrida da F-3000 Européia
 15/05 - Saiba o que é o Conselho Mundial da FIA
 15/05 - Uma declaração politicamente incorreta
 14/05 - Pizzonia foi o melhor em Valência
 14/05 - FIA quer explicações da Ferrari sobre o episódio do domingo

... 754 755 756 757 758 759 760 761 762 763 764 765 766 767 768 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados