Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Subiu para 27 o número de brasileiros com passagem pelo ?circo?
Terça-feira, 05 de Novembro de 2002
 
Com a inclusão dos nomes do mineiro Cristiano da Matta - que foi confirmado nesta terça-feira como piloto da Toyota - e do amazonense Antonio Pizzonia - que na semana passada foi anunciado pela equipe Jaguar para a disputa da próxima temporada do ?circo? ?, subiu para 27 o número de pilotos brasileiros que já conseguiram chegar à Fórmula 1, categoria cobiçada por nove entre dez pilotos que iniciam suas carreiras no Kart.

Foi Francisco Landi, o eterno ?Chico?, falecido em 7 de junho de 1989, que abriu uma fresta na porta de entrada para a Fórmula 1 ao disputar cinco corridas entre as temporadas de 1951 e 1956.

A partir da participação de ?Seo Chico?, Gino Bianco, Hernando Silva Ramos e Fritz DOrey marcaram seus nomes na lista de presenças verde e amarelas na categoria top, tendo disputado respectivamente 4, 7 e 3 Grandes Prêmios.

Mas as portas da mais badalada e cobiçada categoria de automobilismo do planeta só se escancararam para nossos pilotos depois que o paulista Emerson Fittipaldi mostrou o quanto há de talento em nossos ?botas?, conquistando os títulos nas temporadas de 1972 e 1974.

A partir da ?Era Emerson?, a raça brasileira foi representada por cinco nomes, o mais destacado deles José Carlos Pace, o ?Moco?, que morreu num acidente aéreo em 1977, justamente o ano em que poderia se dar bem no campeonato com seu Brabham.

Foi com o carioca Nelson Piquet Souto Mayor que o verde e amarelo voltou a ofuscar as cores dos demais países envolvidos na disputa, já que prevaleceu sobre as demais bandeiras representadas nos certames de 1981, 1983 e 1987.

Até que a estrela brasileira voltasse a brilhar na ?Era Ayrton Senna?, que teve seu auge com os títulos de 1988, 1990 e 1991, passaram pelo ?circo? três pilotos: Chico Serra, Raul Boesel e Roberto Moreno, este último um recordista no número de equipes defendidas: 8 no total.

Depois do trágico 1º de maio de 1994, quando Ayrton Senna teve morte instantânea ao colidir seu Williams contra o muro de proteção do circuito de Ímola, 7 pilotos brasileiros entraram para a lista de participações no ?circo?, muitos deles embarcando em verdadeiras ?canoas furadas?, sendo vítimas de times que jamais deixaram a condição de ?eternas promessas?...

O oitavo nome da relação da fase pós Senna é o de Rubens Barrichello, que na próxima temporada continuará na Ferrari, justamente o time pelo qual compete aquele que é indiscutivelmente o melhor piloto em atividade da atual fase da Fórmula 1: Michael Schumacher, o alemão que não fez nada diferente que não conquistar títulos nos últimos três anos.

Barrichello, Pizzonia e Da Matta serão nossos representantes na próxima temporada, quando, dificilmente, mas tomara, seja iniciada uma nova era de domínio verde e amarelo na Fórmula 1.

Confira quais os brasileiros que já estiveram ou estarão competindo no ?circo? clicando aqui.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 18/05 - Piquet é o responsável pelo Caderno de Veículos do JB
 18/05 - Piccolo larga na frente; Moro será o melhor brazuca no grid
 17/05 - Frentzen foi o mais rápido no encerramento dos ensaios em Paul Ricard
 17/05 - Italiano terminou na frente. Melo Júnior foi o melhor brazuca
 16/05 - Coulthard foi o melhor em Paul Ricard
 16/05 - Outra vez a Williams
 16/05 - Paranaense de Marcas começa no domingo
 16/05 - Junqueira sofreu acidente no treino em Indianápolis
 16/05 - Integrantes do "circo" do Mundial de Rali foram assaltados na Argentina
 16/05 - Sato liberado para correr em Mônaco
 16/05 - Multas, nada mais que isso
 16/05 - Terminam as "férias" dos pilotos do Brasileiro de Protótipos e Turismo
 15/05 - Heidfeld foi o mais veloz em Paul Ricard
 15/05 - Gené foi o melhor, e bateu o recorde extra-oficial de Valência
 15/05 - Depois da tempestade vem... a 2ª corrida da F-3000 Européia
 15/05 - Saiba o que é o Conselho Mundial da FIA
 15/05 - Uma declaração politicamente incorreta
 14/05 - Pizzonia foi o melhor em Valência
 14/05 - FIA quer explicações da Ferrari sobre o episódio do domingo
 14/05 - Pro 400 Endurance Cup terá novidades na 3ª etapa

... 754 755 756 757 758 759 760 761 762 763 764 765 766 767 768 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados