Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 18/05 - Piquet é o responsável pelo Caderno de Veículos do JB
 18/05 - Piccolo larga na frente; Moro será o melhor brazuca no grid
 17/05 - Frentzen foi o mais rápido no encerramento dos ensaios em Paul Ricard
 17/05 - Italiano terminou na frente. Melo Júnior foi o melhor brazuca
 16/05 - Coulthard foi o melhor em Paul Ricard
 16/05 - Outra vez a Williams
 16/05 - Paranaense de Marcas começa no domingo
 16/05 - Junqueira sofreu acidente no treino em Indianápolis
 16/05 - Integrantes do "circo" do Mundial de Rali foram assaltados na Argentina
 16/05 - Sato liberado para correr em Mônaco
 16/05 - Multas, nada mais que isso
 16/05 - Terminam as "férias" dos pilotos do Brasileiro de Protótipos e Turismo
 15/05 - Heidfeld foi o mais veloz em Paul Ricard
 15/05 - Gené foi o melhor, e bateu o recorde extra-oficial de Valência
 15/05 - Depois da tempestade vem... a 2ª corrida da F-3000 Européia
 15/05 - Saiba o que é o Conselho Mundial da FIA
 15/05 - Uma declaração politicamente incorreta
 14/05 - Pizzonia foi o melhor em Valência
 14/05 - FIA quer explicações da Ferrari sobre o episódio do domingo
 14/05 - Pro 400 Endurance Cup terá novidades na 3ª etapa

... 754 755 756 757 758 759 760 761 762 763 764 765 766 767 768 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados