Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Dois incêndios podem ter tido a mesma causa
Quinta-feira, 30 de Outubro de 2003
 
O incêndio que destruiu o Volvo de Herberto Heinen na rodada paulista do Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck, e o fogo que consumiu todo o caminhão do também gaúcho Jorge Fleck (também um Volvo) durante um treino em Guaporé podem ter tido a mesma causa.

Esta conclusão pode ser tirada a partir do que disse o Presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional Nestor Valduga, segundo quem "O fogo no caminhão do Heinen nos alertou a respeito do fato de que o cardã do caminhão passava exatamente embaixo do tanque de Diesel", disse, emendando que "a partir desta constatação, vamos trabalhar para evitar que esse absurdo continue a acontecer", finalizou.

O caminhão de Macarrão e o tamanho da guarnição

Carlos Montagner, o Diretor de Provas do Brasileiro da Fórmula Truck, disse que o incêndio que alijou da corrida em São Paulo o paulista Eduardo Fraguas, o ?Macarrão?, poderia ter sido evitado se o piloto tivesse obedecido a determinação de parar dos Comissários: "Quando o caminhão pegou fogo pela primeira vez, ele atendeu a determinação de entrar nos boxes, onde o incêndio foi apagado. Depois, porém, o Macarrão decidiu seguir na pista, apesar da sinalização para que entrasse na área de serviços", contou Montagner.

Valduga disse que o fogo que tomou conta do bruto de Fráguas foi causado pelo rompimento da mangueira do fluido de freio: "A mangueira se rompeu, e o incêndio começou quando o fluido caiu sobre o tambor, que obviamente estava bastante quente", disse o Presidente do CTDN.

Com relação aos incêndios sucessivos nos brutos, Valduga fez um alerta: "Seria muito interessante que as brigadas de incêndio que atuam na Fórmula Truck se equipassem melhor. É mais ou menos como numa cidade onde há apenas casas térreas, onde uma guarnição de Bombeiros é suficiente. Já numa cidade onde há prédios de 50 andares, é necessário que hajam bem mais guarnições de Bombeiros?, comparou. ?E apagar incêndio num caminhão é bem mais complicado que debelar o fogo num monoposto, por exemplo", finalizou.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 14/05 - Cearenses serão os anfitriões na 2ª etapa do Norte-Nordeste
 13/05 - Dúvida sobre critérios provocou erro na pontuação da Copa Clio
 13/05 - Confira a pontuação correta da Copa Clio
 13/05 - Veja o que diz a regulamentação desportiva da Copa Clio
 13/05 - A FIA, afinal, tem ou não meios para punir a Ferrari?
 13/05 - "Vaias para a farsa da Ferrari": é o título de site alemão
 13/05 - O mundo todo critica a decisão ferrarista
 12/05 - Zonta e Chanoski movimentaram os rankings
 12/05 - Domingo da marmelada começou com vitória brasileira
 12/05 - Marmelada da Áustria deixou Michael com o dobro de pontos
 12/05 - Bragantini lidera a tabela da Clio
 12/05 - Prioste agora têm 14 pontos de vantagem na classificação
 12/05 - Prioste dá show, e vence a prova brasiliense da F-Renault
 12/05 - Átila Abreu vai à final e marca pontos na estréia no Kartismo Internacional
 12/05 - Bragantini venceu a disputa da Copa Clio
 12/05 - "Jeguinho" dominou o treino de aquecimento da Clio
 12/05 - Chuva forte adiou a prova do Italiano da F-Renault
 12/05 - Até mesmo os ´Tifosi´ vaiaram a decisão da Ferrari
 12/05 - Freitas terminou na frente o Warm Up da F-Renault
 12/05 - Confira como terminou a prova na Áustria

... 755 756 757 758 759 760 761 762 763 764 765 766 767 768 769 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados