Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mais uma temporada de "Guerra dos Pneus"
Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2002
 
Mais que a batalha entre as equipes e os pilotos pelo alcance do topo da tabela dos Mundiais, a temporada 2002 da Fórmula 1 terá a chamada "Guerra dos Pneus", um confronto que pelo segundo ano consecutivo será travado entre os japoneses da Bridgestone e os franceses da Michelin.

Impensável nos anos de 1999 e 2000 - quando apenas a fábrica nipônica fornecia seus compostos aos times- , a Guerra dos Pneus faz com que legiões de Técnicos e Engenheiros trabalhem incessantemente mesmo no período em que os pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta curtem suas chamadas "férias de Inverno".

Superação de limites e desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas são as palavras de ordem nas duas fábricas. Não importam quantos milhares de Dólares terão de deixar os cofres desta ou daquela empresa, valendo sim os resultados que os gastos geram no sentido de satisfazer os anseios dos cada vez mais exigentes times que integram as carteiras de clientes de um ou outro fornecedores.

Franceses saíram na frente

É fato que é praticamente impossível avaliar o nível de desenvolvimento atingido tanto por Bridgestone quanto por Michelin antes que os carros calçados com seus compostos entrem na pista "prá valer".

É inviável saber quais foram os técnicos que conseguiram maior evolução sem que os bólidos estejam reunidos num mesmo local, sob as mesmas condições meteorológicas, e num mesmo momento, condições que não acontecem nos testes de pré-temporada, que foram realizados às dezenas desde os primeiros dias de janeiro.

Um fator, porém, coloca os franceses em vantagem sobre os nipônicos: os integrantes do Departamento de Marketing da fábrica de Paris trabalharam muito melhor no período de "entressafra" de corridas, persuadindo os integrantes da equipe McLaren a bandearem para seu lado, interrompendo uma parceria de três anos com a fábrica concorrente.

Uma coisa é certa, apesar das afirmativas em contrário dos chefões de cada uma das fábricas: haverá sim prioridade para os principais clientes que compõem cada uma das carteiras.

Aos times de menor porte, estará reservado o privilégio de "pegarem carona" nas tecnologias desenvolvidas para os "Top Teams", o que com certeza não resultará em nenhuma desvantagem.

Confira no quadro abaixo quais equipes integram a carteira de clientes de cada uma das produtoras de pneus.

Bridgestone

Michelin

Arrows

Jaguar

BAR

McLaren

Ferrari

Minardi

Jordan

Renault

Sauber

Toyota

Williams

 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 09/05 - Contrato de Barrichello termina só em 2004, segundo site
 09/05 - Peugeot desmente seu interesse em voltar ao "circo"
 09/05 - Tempo encoberto, e 22 Graus em Brasília
 09/05 - Greipel recebeu mais que um troféu pela vitória em São Paulo
 08/05 - Buenos Aires vai mesmo sediar o Pan
 07/05 - Sai Nasr, entra Cesário
 07/05 - Michael jamais venceu na Áustria, mas não está preocupado com isso
 07/05 - Seletiva Petrobras - Bia garante a primeira vaga
 07/05 - Atividades em Brasília vão começar na quinta-feira
 07/05 - Veja os horários das atividades em Brasília
 07/05 - Site dá como certa a permanência de Barrichello na Ferrari
 07/05 - Para Williams, só reza diminuirá a vantagem dos Ferrari
 06/05 - Saiba como terminaram as demais provas do kartismo em Tarumã
 06/05 - Alves Júnior ganhou a primeira da Copa Fusca
 06/05 - Ferraz/Leão venceram a 2ª prova da Força Livre
 06/05 - Macedo filho levou a melhor na primeira da DTM Pick Up
 06/05 - Thomé ganhou a primeira da Espron
 06/05 - DTM Turismo: Naufal e Oliveira venceram a primeira corrida em Interlagos
 06/05 - Saiba como ficou a classificação após a prova em Goiânia
 06/05 - Andrade venceu mais uma

... 758 759 760 761 762 763 764 765 766 767 768 769 770 771 772 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados