Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Construtores alemães de motores nem pensam em ampliar numero de times
Terça-feira, 26 de Junho de 2001
 
As alemãs Mercedes e BMW nem pensam em ampliar o número de times servidos por seus motores, como fazem a italiana Ferrari e a japonesa Honda, que têm unidades produzidas instaladas respectivamente nos carros da suíça Sauber e da francesa Prost, e das britânicas BAR e Jordan.

Constantemente consultadas sobre a possibilidade de fornecerem motores a outras equipes, as duas fábricas alemãs dão sempre um sonoro "Não há interesse", como resposta.

Para a BMW, a política de manter uma só equipe usando seus propulsores é uma maneira de evitar que os esforços para desenvolvimentos das unidades fiquem pulverizados. Mario Thiessen, o diretor de desenvolvimento da fábrica que têm sede em Munique explica: "Meu ponto de vista é de que somente a colaboração com uma única equipe pode resultar num bom pacote motor/carro, e portanto não vejo com bons olhos a possibilidade de servir paralelamente a outra equipe", diz o engenheiro, que emenda: "até porquê estamos muito contentes com a situação que vivemos atualmente", conclui, referindo-se à parceria com o time de Frank Williams, através do qual a montadora já ganhou duas provas com Ralf Schumacher.

A Mercedes-Benz nega a possibilidade de diversificar sua carteira de clientes desde que reingressou na Fórmula 1, em 1995. O diretor esportivo da companhia, Norbert Haug, não nega que pessoalmente é simpático à idéia de ter uma maior participação no mercado, mas ressalta que a Ilmor, empresa britânica contratada para o desenvolvimento dos motores da marca que representa não têm capacidade para produzir unidades suficientes para prover mais de uma equipe.

Norbert Haug cita como positiva a atitude da Ferrari. Ele diz: "Penso que é importante haverem fabricantes fornecendo motores para mais de uma equipe, como faz a Ferrari, que têm seus propulsores do ano passado colocados em dois times. Isto definitivamente ajuda à Fórmula 1. Nós, porém, não estamos em posição de fazer o mesmo", conclui.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 03/05 - Provas da F-3 Inglesa serão disputadas no domingo
 03/05 - Piloto da Sauber assistirá à estréia do irmão no automobilismo
 03/05 - Carbone larga na pole position em Silverstone
 03/05 - Coulthard foi o mais rápido. Ah, se treinos valessem...
 03/05 - Sudam: Paraná sediará sua 13ª corrida da categoria
 03/05 - Treinos em Nürburgring abrem a programação da 2ª etapa
 03/05 - F-Renault: Streit foi o melhor brasileiro no treino livre para o Europeu
 03/05 - Vai prosseguir o Carioca de Automobilismo
 02/05 - Oliveira participa da festa pelos 75 anos de Nürburgring
 02/05 - Brasileiros disputam em Silverstone rodada dupla do Inglês da F-3
 02/05 - Confira as datas do Campeonato Paulista
 02/05 - Paulistão começará neste final de semana
 02/05 - Há 15 anos, circuito de rua brasileiro teve "SAFER" Tupiniquim
 01/05 - "Pegas" vão movimentar o domingo em Tarumã
 01/05 - Wurz foi o mais rápido. Massa veio a seguir
 01/05 - "...Hoje tenho de correr", disse Ayrton
 01/05 - E já se passaram 8 anos
 01/05 - F-Renault: pilotos brasileiros buscam a reabilitação em Silverstone
 30/04 - Pizzonia foi o melhor em Valência
 30/04 - Brasileiro de Protótipos e Turismo prosseguirá em Cascavel

... 760 761 762 763 764 765 766 767 768 769 770 771 772 773 774 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados