Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Feras de todo o continente se encontram em Florianópolis
Quarta-feira, 23 de Maio de 2001
 
As feras do kartismo brasileiro, argentino, porto-riquenho, uruguaio e paraguaio já estão reunidas em Florianópolis, onde neste final de semana vai acontecer mais uma edição do Campeonato Pan-americano de Kart, a segunda consecutiva realizada no Brasil.

No ano passado o "Pan" foi disputado no Kartódromo Raceland, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, de onde Alan Hellmeister saiu com o caneco pela categoria Júnior, e o também paulista Lucas Di Grassi levou a melhor na Fórmula A.

Desta vez a programação do Pan prevê a disputa por pilotos de três categorias: a Sudam Júnior, para kartistas de 13 a 14 anos, a Sudam, para pilotos com mais de 15 anos, e o Troféu Super Sênior das Américas, onde os inscritos têm 25 anos ou mais. Nas duas primeiras categorias os motores serão os 125cc movidos a gasolina, enquanto os propulsores usados pelos Seniores serão também os de 125 cc, mas movidos a álcool.

Depois das oportunidades que os pilotos terão para realizarem acertos nos Karts durante os treinos livres desta quarta e quinta-feiras, as disputas começam "prá valer" no sábado. Veja abaixo como funciona o critério de disputas do certame.

Entenda os critérios de disputas do Pan

O critério de disputas do Pan-americano é o mesmo que rege os demais campeonatos supervisionados pela Comissão Internacional de Kart da Confederação Internacional de Automobilismo, a CIK/FIA.

As tomadas de tempos que estão programadas para a sexta-feira servem apenas para definir as posições no "larga" da primeira prova classificatória do sábado. Nela, e nas outras duas corridas de classificação, os pilotos têm pontuações atribuídas inversamente ao que normalmente é aplicado. O vitorioso numa prova perde 0 ponto; o segundo colocado perde 2, o terceiro 3 pontos, o quarto 4, e assim sucessivemente.

Depois das três corridas de classificação, o piloto com direito à pole position, claro, será aquele com menos pontos negativos acumulados; o segundo no grid será o segundo com menos pontos perdidos, e assim por diante.

Nas duas corridas finais, que estão marcadas para o domingo, todos os pilotos entram "zerados" na pista. O vencedor de cada um delas marca 15 pontos (desta vez positivos), o segundo colocado 12, o terceiro 10, o quarto 8, e o quinto 6 pontos. O sexto colocado na disputa recebe 5 pontos, o sétimo 4, o oitavo 3, o nono 2 e o décimo 1 ponto.

Como indica a lógica, os melhores das Américas depois das duas corridas do domingo serão aqueles com mais pontos acumulados. No ano passado, em Curitiba, o título de Lucas Di Grassi na Fórmula A foi conquistado graças ao acúmulo de 27 pontos, dois a mais que o total alcançado por Roberto Streit Filho, hoje piloto da F-Chevrolet. Pela Júnior, o título de Hellmeister foi conquistado graças ao total de 30 pontos, oito a mais que os alcançados pelo argentino Nicolas Magaldi.


 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 30/04 - Novos caminhões estréiam na rodada goiana da F-Truck
 30/04 - Bazzo é o primeiro gaúcho inscrito na "Copa Clio Brasil"
 30/04 - Começa no fim de semana a 4ª edição da "Seletiva de Kart Petrobras"
 30/04 - Becker/Lau/Mossmann Filho venceram a "Pro 400" em Tarumã
 29/04 - Junqueira e Kanaan movimentaram os rankings
 29/04 - Villeneuve, afinal, sai ou permanece na BAR?
 29/04 - Apesar da crise por lá, a F-3 vai atravessar a fronteira com a Argentina
 29/04 - Começou em Pinhais o Brasileiro de Arrancada
 28/04 - Terminou em cena de filme a prova da Pick Up Racing em Londrina
 28/04 - Ferrari abre 7 pontos de vantagem sobre a Williams
 28/04 - Michael está cada vez mais tranqüilo. Juan Pablo é o vice-líder
 28/04 - Montoya atropelou mecânico
 28/04 - Outra vez, Schumacher ignorou os adversários
 27/04 - Classificatória da Pick-up Racing terminou sem novidades
 27/04 - Pantano venceu a prova da F-3000 em Barcelona
 27/04 - Ferraristas saem da primeira fila na Espanha
 27/04 - Barrichello terminou na frente os dois treinos
 27/04 - Tony Kanaan abandonou a terceira corrida consecutiva
 27/04 - Dario Franchitti assumiu a liderança do campeonato
 27/04 - Toyota azeda a festa da Honda em Montegi

... 761 762 763 764 765 766 767 768 769 770 771 772 773 774 775 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados