Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou as novas regras do ?circo?
Sábado, 14 de Dezembro de 2002
 
Em sua última reunião do ano, realizada em Mônaco, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo homologou as mudanças regulamentares definidas em 28 de outubro pela Comissão de Fórmula 1, o que abre caminho para que sejam implementadas já no Campeonato de 2003 da categoria.

Do pacote de modificações regulamentares aprovado, fazem parte um novo sistema de pontuação, a proibição de ordens de equipe, uma nova forma de realização das sessões classificatórias, a limitação do número de testes entre as provas, e a autorização para que os fabricantes possam desenvolver pneus específicos para cada um dos times seus clientes.

Veja abaixo o que muda para o próximo ano:

Sistema de pontuação

Pela nova regra, o vencedor de uma prova marcará os mesmos 10 atuais, mas a diferença para o total dado ao segundo colocado cai de 4 para 2 pontos.

A partir de 2003, os oito primeiros colocados numa prova vão pontuar, enquanto até aqui apenas os seis melhores colocados tinham direito a pontos.

Como já dito, o ganhador da corrida receberá 10 pontos. O segundo colocado terá direito a 8, o terceiro a 6, o quarto a 5, o quinto a 4, o sexto a 3, o sétimo a 2 e o 8º colocado a 1 ponto.

Ordens de equipe

Ficam vetadas as ordens de equipe que tenham como propósito alterar o resultado final de uma prova.


Classificatória

Como acontece atualmente, os tempos que vão definir as posições de cada piloto no grid serão os da sessão classificatória realizada aos sábados, entre as 13 e às 14 horas locais do país-sede da prova.

Porém, cada piloto passará a ter direito a apenas uma volta cronometrada, indo à pista na ordem inversa do resultado de uma pré-classificação que vai ser realizada às sextas-feiras, para a qual a ordem de saída dos boxes será definida de acordo com a posição daquele piloto na tabela do campeonato (para o primeiro GP de 2003, a ordem usada na sexta-feira será a da classificação final do certame deste ano).

Redução do número de treinos entre as corridas

Houve uma limitação a dez sessões do total de testes privados que cada equipe poderá realizar entre o período que vai de 1º de março a 1º de novembro.

Porém, para 2003, os times ainda terão a opção de realizarem o número de testes que julgarem necessários, mas neste caso não terão direito às sessões pré-treinos oficiais para o GP.

As equipes que concordarem em limitar a 10 seus ensaios particulares, vão ganhar direito a um treino de duas horas, sempre às sextas-feiras, entre 9 e 11 horas da manhã, na pista-sede da corrida.

Pneus

As fabricantes de pneus poderão (pelo menos em tese) desenvolver compostos diferentes, de acordo com as necessidades de cada time.

Acaba a obrigação de que todas as equipes usem os mesmos compostos. A cada corrida, os times podem optar por dois tipos diferentes de pneus, mas não terão de usar obrigatoriamente os mesmos dos demais times.

No que diz respeito aos pneus para chuva, a opção que os times terão é de um único tipo por prova.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 30/04 - Bazzo é o primeiro gaúcho inscrito na "Copa Clio Brasil"
 30/04 - Começa no fim de semana a 4ª edição da "Seletiva de Kart Petrobras"
 30/04 - Becker/Lau/Mossmann Filho venceram a "Pro 400" em Tarumã
 29/04 - Junqueira e Kanaan movimentaram os rankings
 29/04 - Villeneuve, afinal, sai ou permanece na BAR?
 29/04 - Apesar da crise por lá, a F-3 vai atravessar a fronteira com a Argentina
 29/04 - Começou em Pinhais o Brasileiro de Arrancada
 28/04 - Terminou em cena de filme a prova da Pick Up Racing em Londrina
 28/04 - Ferrari abre 7 pontos de vantagem sobre a Williams
 28/04 - Michael está cada vez mais tranqüilo. Juan Pablo é o vice-líder
 28/04 - Montoya atropelou mecânico
 28/04 - Outra vez, Schumacher ignorou os adversários
 27/04 - Classificatória da Pick-up Racing terminou sem novidades
 27/04 - Pantano venceu a prova da F-3000 em Barcelona
 27/04 - Ferraristas saem da primeira fila na Espanha
 27/04 - Barrichello terminou na frente os dois treinos
 27/04 - Tony Kanaan abandonou a terceira corrida consecutiva
 27/04 - Dario Franchitti assumiu a liderança do campeonato
 27/04 - Toyota azeda a festa da Honda em Montegi
 26/04 - Bordais larga na pole. Haberfeld será o melhor brazuca no alinhamento

... 761 762 763 764 765 766 767 768 769 770 771 772 773 774 775 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados