Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Brilho brasileiro também no automobilismo peruano
Quinta-feira, 16 de Agosto de 2001
 
Depois de deixar boquiabertos europeus e norte-americanos, os pilotos brasileiros começam também a despertar atenção nos circuitos de países Sul-americanos além da Argentina, onde há muito tempo nossos "botas" vem deixando para trás os pilotos da Fórmula 3.

O primeiro país a se render ao talento de um piloto "brasileño" neste ano foi o Paraguai, onde o kartista curitibano Alan Chanoski faturou o título da categoria Intercontinental Sudam, e estreou com vitória no Campeonato Nacional, que teve sua 6ª etapa realizada há duas semanas.

No último domingo foi a vez dos peruanos se renderem a um brazuca: o mineiro Ivan Bastos, que foi ao topo do pódio já na terceira corrida que disputou pela categoria Turismo Superior "A", uma das duas que compõem o "Campeonato de Circuito" do Peru.

Bastos foi enviado para trabalhar em solo peruano pela multinacional na qual trabalhava em nosso país; no final do ano passado participou da mais tradicional disputa de Endurance peruana, na qual pretende correr novamente no próximo dia 4 de novembro, "quando o Cristiano Piquet estará aqui", conta, referindo-se ao kartista mineiro que divide com o paranaense Júlio Campos a liderança do Placar de vitórias do Speed On Line.

Depois de ficar afastado das pistas nos primeiros meses de 2001, o belo-horizontino de 41 anos foi convidado pela Petroperu ? a estatal de petróleo ? para pilotar um dos carros de sua equipe, nada menos que um Toyota Corolla Levin 1.6 de 20 válvulas.

Nas duas primeiras corridas que disputou pelo certame, em 22 de abril no circuito de Tacna, e a "3 Horas Peruanas", na pista de Santa Rosa, no dia 22 de julho, quando aliás bateu o recorde do traçado ao atingir os 243,322 km/h, Bastos conseguiu uma quarta e uma terceira posição.

No último domingo, já conhecendo os macetes do traçado de 3.800 metros da pista de Tacna, e com um domínio maior do carro, o brasileiro ganhou a disputa em sua categoria, e ficou com a terceira posição na classificação geral.

Chegar ao triunfo, porém, não foi fácil. Bastos relata: "Os pneus Michelin do meu carro não chegaram a aquecer apropriadamente, e só consegui o nono tempo na classificação. Quando a corrida começou, a falta de aquecimento dos compostos, que são mais duros, fez com que eu caísse para a 14ª posição. Só pude começar a atacar os adversários quando enfim os pneus aqueceram", afirmou.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 20/04 - Pole de Gil é a 20ª de um brazuca na temporada
 20/04 - De Ferran e Castro Neves salvaram os brazucas do fiasco total
 20/04 - Confira todas as informações sobre aqueles que formarão o grid
 20/04 - Palhares admite erro, destaca o equilíbrio e o aprendizado
 20/04 - Veja toda a formação do grid da Copa Clio
 20/04 - Bauer é o pole na Clio
 20/04 - Circuito têm "concessionária" da fábrica francesa
 20/04 - Prioste é o pole, e fatura seu primeiro ponto em Curitiba
 20/04 - Brasileiros formarão a primeira fila na F-Indy
 20/04 - Paffett venceu. Oliveira abandonou a primeira do Alemão da F-3
 20/04 - Salignon venceu. Streit foi o 10º na abertura do Europeu da F-Renault
 20/04 - Piccolo larga na pole. Santos Júnior será o melhor brazuca no grid
 20/04 - Gontijo dominou o último treino da Clio
 20/04 - Rivais acusam; Ferrari se defende
 20/04 - Brazucas da Penske fizeram "1-2" no treino livre
 20/04 - A classificatória promete uma grande batalha
 19/04 - Sara Sanches tenta liderança no Nacional do Uruguai
 19/04 - Ferran comandou os treinos em Nazareth
 19/04 - Palhares foi o melhor no 2º treino da Clio
 19/04 - Prioste dominou mais um treino

... 764 765 766 767 768 769 770 771 772 773 774 775 776 777 778 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados