Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Super GT: João Paulo faz testes de pneus para fabricante no Japão
Quarta-feira, 20 de Maio de 2009
 
Brasileiro vai experimentar mais de 10 tipos de pneus diferentes em Suzuka

Líder do Campeonato Japonês de Super GT após três etapas, o brasileiro João Paulo de Oliveira está sofrendo com o peso extra em seu carro nesta temporada. Além dos 30 kg de lastro impostos pela organização a todos os Nissan GT-R, o piloto carregará na próxima prova mais 62 kg como “punição” por seu bom desempenho. Até a sexta etapa da competição, cada ponto conquistado no campeonato resultará no acréscimo de 2 kg em seu carro.

Pensando em lidar com os 92 kg de peso extra, a fabricante Yokohama convocou João Paulo para dois dias de testes de pneus a partir desta quinta-feira (21/05) no autódromo de Suzuka, que este ano volta a receber o GP do Japão de Fórmula 1. “A principal ênfase do teste é encontrar durabilidade de composto para o elevado peso que estaremos carregando nas próximas etapas e para o calor que vamos encontrar na próxima corrida, na Malásia”, explica. A próxima etapa, no dia 21 de junho, acontece na pista de Sepang, onde o brasileiro venceu nos dois últimos anos, e naturalmente passa a ser o grande favorito a mais uma vitória.

O titular da Nissan terá a sua disposição mais de 10 tipos diferentes de pneus Yokohama – com variadas construções e compostos –, para que ele encontre o ideal para suportar as condições que encontrará no circuito malaio. “Sem dúvida os pneus são os principais fatores para se trabalhar no carro para a situação que iremos enfrentar”, garante.

Os testes se fazem ainda mais importantes porque a Super GT é a categorias onde existe a maior briga entre montadoras e marcas fornecedoras no automobilismo mundial. São 12 montadoras diferentes e cinco fabricantes de pneus envolvidas. Além disso, diferentemente da maior parte das competições do mundo, há uma grande flexibilidade de uso dos pneus. Cada dupla tem 12 jogos disponíveis em cada etapa. “No sábado geralmente usamos quatro ou cinco jogos. Três jogos nos treinos livres e um em cada sessão de classificação”, explica João Paulo. “Exceto o pneu da Super Classificação, que deve ser o mesmo da largada, os outros são descartados”.

Já no domingo, os competidores utilizam mais um conjunto de pneus no aquecimento antes da corrida. “Com isso, sobram uns cinco ou seis jogos de pneus para escolhermos qual vamos utilizar após a primeira parada obrigatória para a troca de pilotos”, completa o líder do campeonato.

O bom desempenho de seus pneus Yokohama é um dos fatores que o levaram a andar sempre entre os ponteiros em 2009. “É um dos fatores, mas não é o principal. A equipe está participando apenas da Super GT e com o foco na competição, o que ajudou muito a todos nós”, fala JP, como ele é conhecido no Oriente.

Assim está a Super GT após três etapas:

1) João Paulo de Oliveira (BRA)/Seiji Ara (JAP), Nissan GT-R (Y), 31;
2) Andre Loterer (ALE)/Jyuichi Wakisaka (JAP), Lexus SC430 (B), 30;
3) Richard Lyons (IRL)/Yuji Tachikawa (JAP), Lexus SC 430 (B), 27;
4) Ralph Firman (GBR)/Takuya Izawa (JAP), Honda NSX (B), 22;
5) Ryo Michigami (JAP)/Takashi Kogure (JAP), Honda NSX (B), 21;
6) Benoit Treluyer (FRA)/Satoshi Motoyama (JAP), Nissan GT-R (B), 20;
7) Sebastian Philippe (FRA)/Matsuda Tsugio (JAP), Nissan GT-R (B), 19;
8) Bjorn Wirdheim (SUE)/Daisuke Ito (JAP), Lexus SC 430 (B), 14;
9) Hiroaki Ishiura (JAP)/Kazuya Oshima (JAP), Lexus SC 430 (B), 12;
10) Toshihiro Kaneishi (JAP)/Koudai Tsukakoshi (JAP), Honda NSX (B), 11;
11) Loic Duval (FRA)/Yuki Nakayama (JAP), Honda NSX (D), 9;
12) Ronnie Quintarelli (ITA)/Hironobu Yasuda (JAP), Nissan GT-R (M), 4;
13) Yuji Ide (JAP)/Shinya Hosokawa (JAP), Honda NSX (B), 3;
14) Andre Couto (POR)/Hohei Hirate (JAP), Lexus SC430 (D), 2.

Visite www.joaopaulo.jp
Visite: www.supergt.net
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 20/04 - De Ferran e Castro Neves salvaram os brazucas do fiasco total
 20/04 - Confira todas as informações sobre aqueles que formarão o grid
 20/04 - Palhares admite erro, destaca o equilíbrio e o aprendizado
 20/04 - Veja toda a formação do grid da Copa Clio
 20/04 - Bauer é o pole na Clio
 20/04 - Circuito têm "concessionária" da fábrica francesa
 20/04 - Prioste é o pole, e fatura seu primeiro ponto em Curitiba
 20/04 - Brasileiros formarão a primeira fila na F-Indy
 20/04 - Paffett venceu. Oliveira abandonou a primeira do Alemão da F-3
 20/04 - Salignon venceu. Streit foi o 10º na abertura do Europeu da F-Renault
 20/04 - Piccolo larga na pole. Santos Júnior será o melhor brazuca no grid
 20/04 - Gontijo dominou o último treino da Clio
 20/04 - Rivais acusam; Ferrari se defende
 20/04 - Brazucas da Penske fizeram "1-2" no treino livre
 20/04 - A classificatória promete uma grande batalha
 19/04 - Sara Sanches tenta liderança no Nacional do Uruguai
 19/04 - Ferran comandou os treinos em Nazareth
 19/04 - Palhares foi o melhor no 2º treino da Clio
 19/04 - Prioste dominou mais um treino
 19/04 - Glock é o pole. Oliveira sai em 10° na prova do domingo

... 764 765 766 767 768 769 770 771 772 773 774 775 776 777 778 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados