Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
CART revisa regras para melhorar a competitividade
Sexta-feira, 25 de Abril de 2003
 
Apenas dois dias depois de anunciar alterações no regulamento para o GP de Brands Hatch, próxima etapa do campeonato da Fórmula Mundial, a CART divulgou nesta sexta-feira uma série de mudanças nas regras da categoria para as próximas duas temporadas, começando por Milwaukee, que será disputado no dia 31 de maio. A principal delas é o fim da janela obrigatória de pit stops, criada no ano passado para evitar a economia de combustível durante as corridas. Esta regra ainda poderá ser utilizada nos circuitos ovais longos, como Fontana e Lausitz.

Outra alteração importante é em relação aos chassis, que terão o desenvolvimento aerodinâmico congelado do próximo dia 20 de maio até o fim do ano que vem. Com esta medida a CART espera reduzir os custos para os fabricantes e dar igualdade de condições para todas as equipes. As empresas que fornecem chassis para a categoria são a Lola e a Reynard. Uma das alterações prevê que no caso de uma bandeira amarela interromper a corrida nas dez voltas finais, a direção de prova terá o direito de colocar os retardatários no fim do grid, deixando o caminho livre para os líderes disputarem a vitória.

O uso do carro-reserva também será limitado. Na quinta-feira antes de cada corrida a equipe deverá indicar qual será seu carro principal durante o final de semana e só poderá trocar de chassi em caso de acidente ou dano irreparável no titular. Se o piloto precisar do carro-reserva depois de realizado o treino de classificação, terá que largar em último, em qualquer situação.

A CART também deixou claro seus objetivos para as próximas temporadas. No ano que vem cada equipe terá um limite de 15 funcionários por carro, incluindo apenas o pessoal que cuida da parte técnica, como os engenheiros e os mecânicos. Para 2005 a entidade estuda mudanças em vários componentes do carro e deve adotar motores V10 aspirados, utilizando a gasolina como combustível. Atualmente os carros são equipados com propulsores Ford V8 turbo e usam metanol.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 19/04 - Veja quem foram os 10 melhores no treino da Clio
 19/04 - Siciliano terminou na frente pela Clio
 19/04 - Confira quem foram os "Top Ten" em Pinhais
 19/04 - Prioste foi o melhor no primeiro treino
 18/04 - Salignon dominou. Streit foi o 3º nos treinos livre da F-Renault
 18/04 - Ralf foi o melhor no final dos treinos em Silverstone
 18/04 - Clima curitibano encerrou mais cedo o segundo treino
 18/04 - Hearn será o substituto de Salazar em Nazareth
 18/04 - Federação Paranaense de Automobilismo tem nova diretoria
 18/04 - Interlagos recebe novamente o "Paulista de Kart"
 18/04 - Alesi elogiou Hockenheim, mas sentiu falta do trecho arborizado
 18/04 - Serão 4 os brazucas na prova de abertura da F-3000 Européia
 18/04 - Chuva no Paraguai ameaça a realização da 2ª etapa do Sul-americano
 18/04 - Schumacher recebeu Menção Honrosa da UNESCO
 18/04 - Giaffone adia a aposentadoria, e vai comandar um time da F-Renault
 17/04 - 3ª etapa do paraibano/pernambucano de kart
 17/04 - Saiba os números sorteados entre os pilotos da Clio
 17/04 - Regal será o Diretor de Prova em Curitiba
 17/04 - Button dominou em Silverstone
 17/04 - Uma semana repleta de acidentes

... 765 766 767 768 769 770 771 772 773 774 775 776 777 778 779 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados