Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
A palavra é do Diretor de Prova
Terça-feira, 17 de Junho de 2003
 
Relativamente à matéria publicada na madrugada do último domingo sobre a confusão ocorrida antes da largada da prova válida pela quinta etapa do Campeonato Paulista da Força Livre, o Diretor de prova Antonio Carlos Regal faz o seguinte esclarecimento:

Sobre o procedimento nos instantes antes da largada "No Briffing com os pilotos combinei com os primeiros colocados do grid que o Safety Car puxaria o pelotão até o Posto 17 (Café), e após, deixaria a pista, e os concorrentes manteriam a velocidade para largada, que aconteceria através do acionamento da Luz Verde quando estes atingissem a linha de partida".

Sobre o que aconteceu "O pole, por inexperiência, escapou após o posto 15, e como os demais carros do pelotão não o acompanharam, abortei a largada. Ocorre que os carros do final do pelotão já vinham realizando ultrapassagens sem que a luz verde do PSDP tivesse sido acionada, e um dos Hot Car tocou em outro, causando o acidente, julgado normal tanto pela Direção de Prova como pelos Comissários".

Sobre o novo procedimento para a largada "Após a remoção dos carros acidentados, tornei a realizar o procedimento de largada, mas para meu espanto e dos Comissários, quando o Safety Car abriu para ser recolhido, os lideres do pelotão simplesmente pararam seus carros na subida da Junção , o que me forçou a manter o Safety Car na pista, conduzindo o pelotão até a entrada de boxes, somente após o que a largada foi autorizada".

A surpresa"Após a corrida, chamei os primeiros colocados à Torre, e para espanto tanto nosso quanto do piloto que ocupava a segunda posição do alinhamento, o pole position alegou não saber que deveria manter a velocidade até a linha de largada".

Antonio Carlos Regal esclarece ainda que o piloto responsável pela condução do Safety Car é um Graduado "A", e vem realizando esta tarefa há anos, tanto em corridas dos certames regionais quanto em diversas de Campeonatos Brasileiros.

O Diretor de Prova lembra ainda que já realizou um sem-número de procedimentos de largada lançada em corridas como as da Copa Clio, Mil Milhas e Stock Car, entre outras.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 19/04 - Veja quem foram os 10 melhores no treino da Clio
 19/04 - Siciliano terminou na frente pela Clio
 19/04 - Confira quem foram os "Top Ten" em Pinhais
 19/04 - Prioste foi o melhor no primeiro treino
 18/04 - Salignon dominou. Streit foi o 3º nos treinos livre da F-Renault
 18/04 - Ralf foi o melhor no final dos treinos em Silverstone
 18/04 - Clima curitibano encerrou mais cedo o segundo treino
 18/04 - Hearn será o substituto de Salazar em Nazareth
 18/04 - Federação Paranaense de Automobilismo tem nova diretoria
 18/04 - Interlagos recebe novamente o "Paulista de Kart"
 18/04 - Alesi elogiou Hockenheim, mas sentiu falta do trecho arborizado
 18/04 - Serão 4 os brazucas na prova de abertura da F-3000 Européia
 18/04 - Chuva no Paraguai ameaça a realização da 2ª etapa do Sul-americano
 18/04 - Schumacher recebeu Menção Honrosa da UNESCO
 18/04 - Giaffone adia a aposentadoria, e vai comandar um time da F-Renault
 17/04 - 3ª etapa do paraibano/pernambucano de kart
 17/04 - Saiba os números sorteados entre os pilotos da Clio
 17/04 - Regal será o Diretor de Prova em Curitiba
 17/04 - Button dominou em Silverstone
 17/04 - Uma semana repleta de acidentes

... 765 766 767 768 769 770 771 772 773 774 775 776 777 778 779 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados