Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 14/04 - Confira o resultado da prova na Califórnia
 14/04 - Boatos aos quatro ventos
 14/04 - Veja como terminou a prova, e como está a classificação
 14/04 - Andretti venceu a prova com muitas baixas em Long Beach
 14/04 - Andrade sofre penalização, e Cirino fica com a vitória em Guaporé
 14/04 - Para Schummy, resultado foi uma ´compensação´ aos Tifosi
 14/04 - F-Truck: Andrade venceu de novo, dessa vez em Guaporé
 14/04 - Dixon foi o mais rápido no Warm Up em Long Beach
 14/04 - Domingo de acidentes em solo londrinense
 14/04 - E a Jaguar, heim?
 14/04 - Cardoso, Dirani e Longano no pódio em Londrina
 14/04 - Um dia ruim para a Arrows. Alguma novidade?
 14/04 - Barrichello marcou a melhor volta da prova
 14/04 - McNish foi o primeiro a deixar a corrida
 14/04 - Um GP para esquecer na Jordan
 14/04 - Time "Rosso" assumiu o comando da tabela
 14/04 - Novo "passeio" colocou Michael ainda mais à frente
 14/04 - Confira como terminou a prova em San Marino
 14/04 - "Stuppenda Ferrari"
 13/04 - Graduados "A" João Arruda ganha uma, e é o novo llíder

... 767 768 769 770 771 772 773 774 775 776 777 778 779 780 781 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados