|
 |
|
|
|
CART revisa regras para melhorar a competitividade |
Sexta-feira, 25 de Abril de 2003 |
|
Apenas dois dias depois de anunciar alterações no regulamento para o GP de Brands Hatch, próxima etapa do campeonato da Fórmula Mundial, a CART divulgou nesta sexta-feira uma série de mudanças nas regras da categoria para as próximas duas temporadas, começando por Milwaukee, que será disputado no dia 31 de maio. A principal delas é o fim da janela obrigatória de pit stops, criada no ano passado para evitar a economia de combustível durante as corridas. Esta regra ainda poderá ser utilizada nos circuitos ovais longos, como Fontana e Lausitz.
Outra alteração importante é em relação aos chassis, que terão o desenvolvimento aerodinâmico congelado do próximo dia 20 de maio até o fim do ano que vem. Com esta medida a CART espera reduzir os custos para os fabricantes e dar igualdade de condições para todas as equipes. As empresas que fornecem chassis para a categoria são a Lola e a Reynard. Uma das alterações prevê que no caso de uma bandeira amarela interromper a corrida nas dez voltas finais, a direção de prova terá o direito de colocar os retardatários no fim do grid, deixando o caminho livre para os líderes disputarem a vitória.
O uso do carro-reserva também será limitado. Na quinta-feira antes de cada corrida a equipe deverá indicar qual será seu carro principal durante o final de semana e só poderá trocar de chassi em caso de acidente ou dano irreparável no titular. Se o piloto precisar do carro-reserva depois de realizado o treino de classificação, terá que largar em último, em qualquer situação.
A CART também deixou claro seus objetivos para as próximas temporadas. No ano que vem cada equipe terá um limite de 15 funcionários por carro, incluindo apenas o pessoal que cuida da parte técnica, como os engenheiros e os mecânicos. Para 2005 a entidade estuda mudanças em vários componentes do carro e deve adotar motores V10 aspirados, utilizando a gasolina como combustível. Atualmente os carros são equipados com propulsores Ford V8 turbo e usam metanol. |
|
Luiz Rodrigues |
|
» Leia também |
14/04 - Confira o resultado da prova na Califórnia
14/04 - Boatos aos quatro ventos
14/04 - Veja como terminou a prova, e como está a classificação
14/04 - Andretti venceu a prova com muitas baixas em Long Beach
14/04 - Andrade sofre penalização, e Cirino fica com a vitória em Guaporé
14/04 - Para Schummy, resultado foi uma ´compensação´ aos Tifosi
14/04 - F-Truck: Andrade venceu de novo, dessa vez em Guaporé
14/04 - Dixon foi o mais rápido no Warm Up em Long Beach
14/04 - Domingo de acidentes em solo londrinense
14/04 - E a Jaguar, heim?
14/04 - Cardoso, Dirani e Longano no pódio em Londrina
14/04 - Um dia ruim para a Arrows. Alguma novidade?
14/04 - Barrichello marcou a melhor volta da prova
14/04 - McNish foi o primeiro a deixar a corrida
14/04 - Um GP para esquecer na Jordan
14/04 - Time "Rosso" assumiu o comando da tabela
14/04 - Novo "passeio" colocou Michael ainda mais à frente
14/04 - Confira como terminou a prova em San Marino
14/04 - "Stuppenda Ferrari"
13/04 - Graduados "A" João Arruda ganha uma, e é o novo llíder
|
... 767 768 769 770 771 772 773 774 775 776 777 778 779 780 781 ... |
|
|
 |
|
 |