Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um GP mais antigo que o próprio ?circo? ? Parte 2
Terça-feira, 09 de Setembro de 2003
 
Agora que você já conferiu um pouco da história dos GPs da Itália disputados antes da primeira prova oficial do ?circo? em Monza , vamos tratar das corridas da Fórmula 1 disputadas naquela pista, onde o primeiro GP oficial, vencido pelo italiano Giuseppe Farina - que correu com um Alfa Romeo 159 -, aconteceu no dia 3 de setembro de 1950.

Ao chegar à Itália, país-sede da 7ª e última etapa do Primeiro Mundial de Fórmula 1, a categoria já havia passado por Silverstone, no dia 13 de maio, por Mônaco, dia 23 do mesmo mês, por Indianápolis, (EUA), em 30 de maio, pela pista de Bremgarten, na Suíça, em 4 de junho, por Spa-Francorchamps, na Bélgica, em 18 de junho, e por Rheims, na França, no dia 2 de julho.

Em Silverstone o italiano Giuseppe Farina havia vencido, a exemplo do aconteceu na quinta prova, na Suécia. O argentino Juan Manuel Fangio, que assim como Farina competia com um modelo Alfa Romeo, havia chegado na frente nas disputas em Mônaco, Spa-Francorchamps e Rheims, enquanto a prova em solo norte-americano fora ganha por Johnnie Parsons, com um Kurtis.

Juan Manuel Fangio foi o melhor na tomada de tempos para a primeira corrida oficial da Fórmula 1 no ?Audrodromo Nazionale Di Monza?, percorrendo o circuito que então tinha 6.300 metros em 1min58s60. Coube ao portenho também a melhor volta daquela corrida, fechada em 2 minutos cravados.

Na disputa, porém, quem se deu melhor foi Farina, que comandou as 13 primeiras voltas, escoltou o líder Alberto Ascari na 14ª e 15ª voltas, e reassumiu o comando das ações no 16º giro, situação que permaneceu até a quadriculada, quando venceu pela terceira vez.

A disputa que teve Ascari como segundo colocado a bordo de um Ferrari, e Luigi Fagioli na terceira posição, também com um carro da ´Scuderia´, valeu a Nino Farina o título da temporada de 1950.

O privilégio de poder levar para casa o principal troféu da temporada inicial da Fórmula 1 Giuseppe Farina conquistou ao somar 30 pontos, dois a mais que Juan Manuel Fangio, o vice-campeão, e três adiante de Luigi Fagioli.

O detalhe curioso fica por conta do esmagador domínio da Alfa Romeo no certame, já que os três melhores no campeonato usaram carros da marca.

Vale lembrar que à época ainda não havia um certame de Construtores, que passou a ser disputado apenas na temporada de 1958.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 13/04 - Sara Sanchez lidera campeonato depois de dupla vitória
 13/04 - Luiz Renato Meireles Fatura a 2ª etapa e a liderança da Novatos
 13/04 - Sul-brasileiro: Luis Couto Lima é o líder na Cadete
 13/04 - Sauber comemora seu 150º GP
 13/04 - Teve bolo e conversa fiada na comemoração do 275º GP da Minardi
 13/04 - Por 3 milésimos, Vasser sai na pole em Long Beach
 13/04 - Veja todos os tempos da classificatória em Guaporé
 13/04 - Cirino levou a melhor no chove-pára gaúcho
 13/04 - Marcio Rudiger fatura as duas da Sênior B
 13/04 - Rafael Magno ganhou a 4ª consecutiva no Sul-Brasileiro
 13/04 - MG Rover vai fornecer motores ao times da CART
 13/04 - Sênior A : Jedson Vicente faturou a 2ª etapa
 13/04 - Veja como ficou a classificação depois da prova em San Marino
 13/04 - Junqueira foi o mais rápido em Long Beach
 13/04 - Nelsinho simplesmente não teve adversários
 13/04 - Falavina fatura a 2ª prova da Junior Menor no Sul-brasileiro
 13/04 - Bordais ganhou. Rodrigo, o 2º, manteve a liderança da tabela
 13/04 - Piquet venceu. Medeiros e Cardoso completaram o pódio
 13/04 - "Foi um pouco arriscado usar o carro reserva", admitiu Barrichello
 13/04 - "Foi divertido", disse Michael

... 768 769 770 771 772 773 774 775 776 777 778 779 780 781 782 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados