Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria vive seu sétimo momento histórico
Quarta-feira, 09 de Março de 2005
 
Além de contar todo ano desde a temporada de 1979 histórias de heróis e azarões, a Stock Car Brasil tem também as histórias paralelas de modificações que acabam sendo vistas nas pistas, e a entrada da Mitsubishi como uma segunda marca de motores na categoria é o sétimo marco neste sentido.

Daquele campeonato que começou com os modelos Opala até o que terá a primeira de suas doze etapas da temporada 2005 disputada em Interlagos no dia 1º de maio, muita coisa já mudou.

A primeira mudança da história aconteceu antes do início do Campeonato Brasileiro de 1986 (o 8º da história), quando por força da saída da GM, os pilotos decidiram descaracterizar os Opala, usando neles carenagens desenvolvidas pela Caio/Hidroplás, em Fibra de Vidro.

No ?ano 12? de disputas do Brasileiro, em 1990, os ?esqueletos? do modelo da General Motors continuavam cobertos por carenagens em Fibra, mas desta vez com modelos de linhas mais arredondadas, do chamado modelo ?Daipi?.

Em 1994 a companhia que usa o nome Chevrolet retornou à categoria, e decidiu trocar os velhos Opala pelos modelos Omega, que foram usados nas disputas até a temporada de 1999, a de número 21 da história.

A quinta mudança, a substituição de bases de carros de rua por chassis tubulares especialmente desenvolvidos para competições, aconteceu a partir do início do campeonato de 2000.

Um ano mais tarde, em 2001, portanto na 23ª temporada da categoria, aconteceu a aposentadoria dos motores seis cilindros da GM, e a introdução da ?primeira geração? de propulsores V8 importados dos Estados Unidos.

A substituição das unidades anteriores por um lote de propulsores V8 americanos novos não chegou a ser uma mudança tão radical assim na categoria quanto a troca das carenagens do modelo Vectra (usadas desde a estréia dos chassis tubulares), pelas do modelo Astra da GM, realizada do ano passado (2004).

Agora, com o anúncio da entrada da Mitsubishi, seus motores e as carenagens do Lancer equipando nove carros, acontece o sétimo grande fato da história da Stock Car Brasil.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 13/04 - Pista molhada no Warm Up em Floripa
 13/04 - McLaren manteve a Renault sob controle
 13/04 - Confira os tempos de todos os pilotos em Londrina
 13/04 - Nelsinho marca mais uma pole em Londrina
 13/04 - Chanoski vai correr no Paraguai neste domingo
 13/04 - Continua o sofrimento da equipe Jaguar
 13/04 - Yoong deve ficar de fora da prova em San Marino
 13/04 - Ferrari terá dois carros na primeira fila
 12/04 - Da Matta é o pole provisório em Long Beach
 12/04 - Sul-brasileiro: saiba como terminaram as demais provas
 12/04 - Fila de possíveis fornecedores às portas da Indy Racing League
 12/04 - Confira todos os tempos da classificatória em Londrina
 12/04 - Piquet é o pole position da F-3
 12/04 - Festa paranaense na maioria das provas do Sul-brasileiro
 12/04 - Veja os tempos de todos os pilotos nos treinos em Long Beach
 12/04 - Fittipaldi terminou na frente o primeiro treino em Long Beach
 12/04 - Favoretto voltou a ser o mais rápido
 12/04 - Confira o grid completo da F-3000 em San Marino
 12/04 - Favoretto dominou o primeiro treino em Londrina
 12/04 - "Ninguém sabe como estará o clima", disse Barrichello

... 769 770 771 772 773 774 775 776 777 778 779 780 781 782 783 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados