Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Carros iguais e muita disputa entre as mulheres na Ford Fiesta
Terça-feira, 14 de Agosto de 2001
 
As mulheres estão nas pistas com o Campeonato Brasileiro de Ford Fiesta Feminino. Idealizado por Maria Helena Fittipaldi, presidente da Ampacom (Associação das Mulheres Pilotos de Automobilismo de Competição), e apoiado pela Ford Brasil, a competição vem conseguindo preencher os 16 lugares no grid com facilidade. Tudo isso porque os modelos Fiesta foram modificados para se tornarem mais competitivos, mas conservando as principais características dos modelos de rua.

Os 16 modelos Fiesta colocados à disposição da organização do Campeonato Brasileiro passaram por modificações. O responsável pelo desenvolvimento, preparação e manutenção dos carros é o Centro Pilotagem Roberto Manzini, de São Paulo. Na sexta-feira, um dos instrutores do Centro de Pilotagem, o André Bragantini ou o Giuliano Losacco, acerta o protótipo e passa os acertos para os 16 carros, que ainda serão sorteados entre as pilotos. Essa medida visa a redução de custos e torna a categoria ainda mais equilibrada e emocionante para os espectadores. "Esta é a primeira vez no Brasil que os carros são sorteados para as provas", explica Beto Manzini. "Já aconteceu isso em provas promocionais, mas nunca em um campeonato inteiro."

O motor do Fiesta de competição é o Zetec Rocam 1.6, o mesmo utilizado no modelo vendido nas concessionárias. Mas a diferença está na potência, que passou de 95 cavalos para 105 cv a 6 mil rpm. O aumento na potência foi conseguido por meio do mapeamento do módulo de gerenciamento efetuado pelo Campo de Provas Ford, em Tatuí ? SP, e Visteon eletrônica que acompanha todas as etapas efetuando check no local.

Outra modificação interessante, para deixar o carro com cara de competição, foi feita do tubo primário do escapamento para trás, mas o coletor de escape original foi mantido. Assim o motor deixa as características silenciosas do modelo de rua para um barulho de competição mesmo. "Redimensionamos o escapamento do Fiesta. O barulho não chega a ser tão alto quanto os outros carros de competição, mas é bem mais barulhento que os modelos de rua. Apesar disso, usamos um abafador para reduzir os níveis de decibéis", explica Manzini.

As mudanças no carro agradaram as competidoras. "Todo mundo está andando muito junto. Os carros estão bem equilibrados. Faltava uma categoria como essa para as mulheres", diz a pernambucana Danuza Moura, de 21 anos, vencedora da segunda etapa, em Caruaru. "Temos de ressaltar o grande trabalho que a Maria Helena, o Roberto Manzini e a Ford estão fazendo para deixar a categoria equilibrada e atraente", explica a piloto que também corre no Brasileiro da Stock Light.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 12/04 - "Ninguém sabe como estará o clima", disse Barrichello
 12/04 - Bourdais marca outra pole. Rodrigo Sperafico completará a 1ª fila
 12/04 - Schumacher explicou seu bate-boca com um Comissário de Pista
 12/04 - Chuva foi mais amena no segundo ensaio
 12/04 - Veja os tempos do Campeonato Sul-brasileiro de Kart em Florianópolis
 12/04 - Asfalto e clima frios no primeiro treino
 12/04 - O Schumacher da Ferrari dominou os chuvosos treinos da sexta-feira
 11/04 - Mais três brazucas confirmaram presença em provas no exterior
 11/04 - Barrichello falou sobre o novo carro, e criticou especulação sobre salário
 11/04 - Trulli exaltou a competitividade da equipe Renault
 11/04 - Montoya disse que a falta de sorte o tem perseguido
 11/04 - Fisichella reconhece dificuldades, mas aposta no futuro
 11/04 - Correção: são 19 os brazucas inscritos na F-3 Sudam
 11/04 - Sul brasileiro - Muita disputa na Junior
 11/04 - Rodrigo Sperafico prevê disputas acirradas em San Marino
 11/04 - Após 36 dias, pilotos da F-CART voltam a competir
 11/04 - Paulista Light de Kart - resultados da Sênior "A"
 11/04 - Quem são os brazucas da F-3 Sul-americana
 11/04 - Confira os horários da F-3 neste final de semana
 11/04 - Brasileiros só não venceram uma das provas da F-3 em Londrina

... 770 771 772 773 774 775 776 777 778 779 780 781 782 783 784 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados