Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Nürburgring: do belo "Laço Norte" aos dias atuais
Terça-feira, 24 de Junho de 2003
 
A história do circuito alemão de Nürburgring, que no próximo final de semana vai sediar pela oitava vez o Grande Prêmio da Europa, pode ser dividida em duas fases.

A primeira delas vai da inauguração da pista, em 1927, até 1976, ano em que um terrível acidente envolvendo o austríaco Andreas Nikolaus Lauda, ou simplesmente Niki Lauda, fez com que o traçado de inacreditáveis 22.835 metros fosse riscado do calendário da Fórmula 1, que já havia estado naquela pista em 22 ocasiões, sempre sendo sede do chamado "Grande Prêmio da Alemanha", hoje disputado na pista de Hockenheim.

Mas o acidente de Lauda, que escapou milagrosamente com vida de um incêndio ocorrido em seu Ferrari após um choque contra a saída da chamada curva "Bergwerk" - uma das 174 espalhadas pelo traçado -, não havia sido o primeiro grave ocorrido em Nürburgring, onde desastres já haviam provocado as mortes do argentino Onofre Marimon, em 1954, e do inglês Peter Collins, que faleceu no hospital em decorrência dos ferimentos sofridos quando seu Ferrari se chocou contra a barreira lateral à Curva "Pflanzgarten" nos treinos para o GP de 1958.

O desastre de Niki Lauda (que seis semanas depois do acidente voltou a competir, disputando a partir de Monza as provas finais de um certame que no final daquele 1976 seria vencido por James Hunt, seu companheiro britânico na Ferrari que levantaria o título por ter somado um único ponto a mais), deixou a pista de Nürburgring "de castigo" para reformas até a 1984, quando o traçado, então com 6.823 metros, sediou pela primeira vez o "GP da Europa", uma corrida que começou com o brasileiro Nelson Piquet na pole position - depois de ter marcado 1min18s87 com seu Brabham -, e terminou com a vitória do francês Alain Prost.

Não há exagero nenhum em dizer que aquele Grande Prêmio disputado no dia 1º de agosto de 1976 decretou o limiar entre a era do traçado de Nürburgring que passava em meio à floresta - uma pista definida pelo próprio site oficial do circuito como "a mais bonita e perigosa de todo o mundo"-, e sua "fase moderna", que passou pelo encolhimento dos pouco mais de 22 quilômetros para a pista 6.823 metros, e posteriormente para o traçado de 4.556 metros que estreou na prova do ano passado, e que vai ser usado de novo no próximo domingo.

A "Nordschleife", ou Laço Norte do circuito, atualmente é usada apenas nas edições da "24 Horas de Nürburgring" disputadas todos os anos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 12/04 - Bourdais marca outra pole. Rodrigo Sperafico completará a 1ª fila
 12/04 - Schumacher explicou seu bate-boca com um Comissário de Pista
 12/04 - Chuva foi mais amena no segundo ensaio
 12/04 - Veja os tempos do Campeonato Sul-brasileiro de Kart em Florianópolis
 12/04 - Asfalto e clima frios no primeiro treino
 12/04 - O Schumacher da Ferrari dominou os chuvosos treinos da sexta-feira
 11/04 - Mais três brazucas confirmaram presença em provas no exterior
 11/04 - Barrichello falou sobre o novo carro, e criticou especulação sobre salário
 11/04 - Trulli exaltou a competitividade da equipe Renault
 11/04 - Montoya disse que a falta de sorte o tem perseguido
 11/04 - Fisichella reconhece dificuldades, mas aposta no futuro
 11/04 - Correção: são 19 os brazucas inscritos na F-3 Sudam
 11/04 - Sul brasileiro - Muita disputa na Junior
 11/04 - Rodrigo Sperafico prevê disputas acirradas em San Marino
 11/04 - Após 36 dias, pilotos da F-CART voltam a competir
 11/04 - Paulista Light de Kart - resultados da Sênior "A"
 11/04 - Quem são os brazucas da F-3 Sul-americana
 11/04 - Confira os horários da F-3 neste final de semana
 11/04 - Brasileiros só não venceram uma das provas da F-3 em Londrina
 11/04 - 5º Sul Brasileiro de Kart - já começaram os treinos

... 770 771 772 773 774 775 776 777 778 779 780 781 782 783 784 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados