Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 11/04 - Retrospectiva é favorável à Williams
 11/04 - Clima é de otimismo na Ferrari
 11/04 - Paulista Light - Resultados da Senior "B"
 10/04 - Sara Sánchez já se encontra em Florianópolis
 10/04 - Inscrições para o Campeonato Brasileiro de Kart 2002
 10/04 - Daniel Buck dá Show na 2ª etapa da V4 no Paulista Light
 10/04 - Paulista Light - resultados da Super 125
 09/04 - Confira os inscritos para a F-Renault Brasileira
 09/04 - Tarso Marques andou com o Clio em Jacarepaguá
 09/04 - Renault Clio será homologado para várias categorias
 09/04 - Carros da F-Renault sofrerão mudanças todos os anos
 09/04 - Coletiva da F-Renault apresenta novidades
 09/04 - Uma impagável história de "Seo Chico"
 09/04 - Dias Ribeiro venceu mais uma na F-Russell
 08/04 - 1ª etapa do Campeonato Norte/Nordeste de Endurance
 08/04 - Marote vence a 1ª etapa da Brascar 2002
 08/04 - Renault Italiana - Streit fatura a primeira
 07/04 - Serra dominou o Warm Up em Curitiba
 07/04 - Junior 125 - disputas nem sempre muito limpas
 07/04 - Grid de 3 karts na "Aldeia Jr" do Paulista Light de Kart

... 771 772 773 774 775 776 777 778 779 780 781 782 783 784 785 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados