Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria vive seu sétimo momento histórico
Quarta-feira, 09 de Março de 2005
 
Além de contar todo ano desde a temporada de 1979 histórias de heróis e azarões, a Stock Car Brasil tem também as histórias paralelas de modificações que acabam sendo vistas nas pistas, e a entrada da Mitsubishi como uma segunda marca de motores na categoria é o sétimo marco neste sentido.

Daquele campeonato que começou com os modelos Opala até o que terá a primeira de suas doze etapas da temporada 2005 disputada em Interlagos no dia 1º de maio, muita coisa já mudou.

A primeira mudança da história aconteceu antes do início do Campeonato Brasileiro de 1986 (o 8º da história), quando por força da saída da GM, os pilotos decidiram descaracterizar os Opala, usando neles carenagens desenvolvidas pela Caio/Hidroplás, em Fibra de Vidro.

No ?ano 12? de disputas do Brasileiro, em 1990, os ?esqueletos? do modelo da General Motors continuavam cobertos por carenagens em Fibra, mas desta vez com modelos de linhas mais arredondadas, do chamado modelo ?Daipi?.

Em 1994 a companhia que usa o nome Chevrolet retornou à categoria, e decidiu trocar os velhos Opala pelos modelos Omega, que foram usados nas disputas até a temporada de 1999, a de número 21 da história.

A quinta mudança, a substituição de bases de carros de rua por chassis tubulares especialmente desenvolvidos para competições, aconteceu a partir do início do campeonato de 2000.

Um ano mais tarde, em 2001, portanto na 23ª temporada da categoria, aconteceu a aposentadoria dos motores seis cilindros da GM, e a introdução da ?primeira geração? de propulsores V8 importados dos Estados Unidos.

A substituição das unidades anteriores por um lote de propulsores V8 americanos novos não chegou a ser uma mudança tão radical assim na categoria quanto a troca das carenagens do modelo Vectra (usadas desde a estréia dos chassis tubulares), pelas do modelo Astra da GM, realizada do ano passado (2004).

Agora, com o anúncio da entrada da Mitsubishi, seus motores e as carenagens do Lancer equipando nove carros, acontece o sétimo grande fato da história da Stock Car Brasil.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 07/04 - IC Sudam - Jimenez quebra e Hellmeister fatura
 07/04 - 2ª etapa do Paulista Light de Kart
 06/04 - Chuva marcou a prova de abertura Campeonato Brasileiro de Rali
 06/04 - Resistência é a grande incógnita no carro pole da prova em Tarumã
 06/04 - Cruz e Stedile marcaram a pole em Tarumã
 06/04 - Polonês sai na pole. Streit será o melhor brazuca no grid
 05/04 - Segunda etapa do Metropolitano de Curitiba de Kart 2002 será neste domingo
 05/04 - Aniversário de refinaria leva kartistas a Cubatão
 05/04 - Neve cancelou testes da F-Indy em Nazareth. Castro Neves foi o melhor
 05/04 - Paulista IC Sudam promete uma segunda etapa muito disputada
 05/04 - Os propulsores da Honda terão mais potência a partir de Imola
 05/04 - Duas garotas vão enfrentar os marmanjos em Tarumã
 05/04 - F-Renault terá testes coletivos em Jacarepaguá
 04/04 - Raikkonen voltou a dominar em Valência
 04/04 - Montoya pede que alguém revise os incidentes
 04/04 - Paulista Light movimenta kartistas de São Paulo
 04/04 - Michael continua a curtir a vitória do domingo
 04/04 - Raikkonen foi o mais rápido
 04/04 - Vai começar o Norte/Nordeste de Automobilismo
 04/04 - Brasileiro de Protótipos e Turismo começa no domingo em Tarumã

... 772 773 774 775 776 777 778 779 780 781 782 783 784 785 786 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados