Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Penske começou a debater fusão entre CART e IRL
Quinta-feira, 24 de Junho de 2004
 
O milionário Roger Penske deu o primeiro passo nessa semana para uma provável fusão entre a Champ Car (ex-CART) e a IRL, categorias que passaram a brigar desde 1996 e até o momento a única beneficiária foi a NASCAR, que consolidou-se como a categoria mais importante do automobilismo norte-americano.

Empresário de sucesso, Penske vem dando sucessivas declarações que essa separação dá prejuízos ao esporte e que precisa chegar ao fim. Um dos criadores da Championship Auto Racing Teams em 1979, Roger Penske deixou a categoria em 2002 para concentrar seus esforços apenas na Indy Racing League, um duro golpe que quase acabou com a Fórmula CART.

Na última terça-feira, Roger reuniu-se com Kevin Kalkhoven e Gerald Forsythe, que juntos com Paul Gentilozzi são os donos da Open Wheel Racing Series LLC, atual dona da Champ Car. Apesar de ser ainda apenas o começo de uma reaproximação, foram discutidas mudanças que poderiam acontecer já na próxima temporada.

Caso as duas categorias passem a fazer apenas um campeonato, os carros seriam os mesmos usados atualmente na Fórmula Indy, que tem chassis G-Force e Dallara e motores Honda, Toyota e Chevrolet. O conjunto que é utilizado na CART, os antigos Lola e Reynard, seriam aposentados.

Quanto ao calendário, seriam 20 corridas sendo metade em circuitos mistos e ovais, reunindo os autódromos que mais recebem público atualmente. Da Champ Car, provavelmente seriam aproveitados Long Beach, Toronto, Cidade do México e Monterrey, enquanto do lado da Indy Racing League, os ovais do Texas, Michigan, Kansas, Richmond e, certamente, Indianápolis fariam partes do novo campeonato.

Outro fator importante para a reunificação do esporte diz a respeito da transmissão televisiva. A Indy Racing League tem um excelente acordo com a ABC/ESPN, enquanto a Champ Car paga uma quantia relativamente alta para transmitir suas corridas pela Spike TV.

?O encontro foi muito positivo e todos nós concordamos que é um grande negócio essa união. Mas ainda existem alguns obstáculos que tornam isso impossível de se concretizar no momento?, comentou Kevin Kalkhoven.

Foi discutido também que o novo campeonato será controlado por oito conselheiros, sendo metade da Champ Car e outra da Indy Racing League. Outra reunião deve acontecer nas próximas semanas, mas ainda sem data marcada.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 10/12 - Átila Abreu comemora bom desempenho em 2009
 09/12 - F3 Brazil Open abre temporada 2010 do automobilismo nacional
 08/12 - Sonho de criança
 06/12 - Cross Country: Varela é campeão paulista da Super Production em Itatinga
 06/12 - Átila Abreu termina temporada na sétima colocação
 06/12 - Fábio Fogaça vence e é o campeão da Stock Jr.
 06/12 - 500 Milhas Granja Viana: Massa é tricampeão
 05/12 - Átila Abreu é o quinto do grid em Interlagos
 05/12 - 500 Milhas Granja Viana: Junqueira é pole e Lambert parte da 6ª fila
 04/12 - Átila Abreu finaliza segundo treino livre com a segunda colocação
 04/12 - Atila Abreu lidera Grupo 1 no primeiro treino livre em Interlagos
 04/12 - 500 Milhas Granja Viana: Henrique Lambert larga na 5ª fila. Massa sai em 1º
 04/12 - Sondermann comandou o treino da Copa Vicar
 04/12 - Boesel na frente pela Júnior
 04/12 - Liderança do campeão no treino da Pick Up Racing
 03/12 - Kart: Henrique Lambert disputa 500 Milhas da Granja Viana
 03/12 - Cross Country: Rally dos amigos encerra temporada 2009
 02/12 - Capacete de Ouro: Oscar do automobilismo brasileiro foi um sucesso
 02/12 - Principais nomes do automobilismo mundial dividem pistas no Brasil
 01/12 - Maurício conquistou título, e Serra venceu pelo TC2000

... 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados