Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Autódromo de Monza verá a última corrida da Fórmula 3000
Quarta-feira, 08 de Setembro de 2004
 
Criada em 1985 pela Federação Internacional de Automobilismo para substituir a extinta Fórmula 2 e funcionar como base para os pilotos que gostariam de chegar à Fórmula 1, o Campeonato Internacional de Fórmula 3000 chegará ao seu triste fim no próximo final de semana, quando for disputada a décima e última etapa da temporada.

Sem nunca ter cumprido verdadeiramente o seu papel ? nenhum campeão da Fórmula 3000 conseguiu levantar o caneco na Fórmula 1 ?, a categoria sucumbe depois de duas temporadas com grids fracos e falta de competitividade. Os últimos campeões sequer conseguiram uma vaga na principal categoria do automobilismo mundial, tendo que desviar suas carreiras para os Estados Unidos ou aceitar competir com protótipos.

Embora o campeonato tenha passado por uma fase de sucesso, quando em 1996 mais de 30 carros lutavam para conseguirem uma vaga no grid, a criação de outras categorias mais baratas e com mais recursos ? como a World Series, Fórmula Renault V6 e a própria Fórmula 3000 Européia ?, minguaram de vez as vagas e no GP da Hungria do ano passado apenas 14 bólidos alinharam para a corrida.

Foram 206 corridas em 20 anos, sendo apenas duas delas fora do continente europeu: os GPs do Brasil de 2001 e 2002. O título desse ano já tem um dono, o italiano Vitantonio Liuzzi, que terá duplo incentivo para vencer no final de semana. Além da corrida ser disputada "em casa", no Autódromo de Monza, Liuzzi espera também ser o último piloto a subir ao lugar mais alto do pódio.

Em 2005, o espaço da Fórmula 3000 Internacional passará a ser ocupado pela Fórmula GP2, categoria que surge com o apoio da Renault, Bridgestone e Dallara. Especula-se que 30 carros já tenham sido encomendados, mas pelo andar da carruagem, se conseguir empatar com o grid atual de 18 bólidos já será considerada uma grande vitória.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 27/03 - Oliveira fica com a 5ª marca no dia de testes em Lausitzring
 27/03 - Veja o calendário da F-3000 Internacional
 27/03 - Brasileiros são maioria na lista de pilotos da F-3000 Internacional
 27/03 - Pilotos da Stock Car Light apostam em Montoya
 27/03 - Matsuura foi o mais rápido. Oliveira terminou em 9º
 27/03 - Santos Júnior foi o melhor nos testes da F3000
 25/03 - Pilotos da F-Dodge movimentaram os placares
 25/03 - Sênior "B" - Poucos karts. Muita disputa
 25/03 - Sênior "A" - deu o previsto
 24/03 - Wilton Neto estréia com vitória no Carioca de Turismo
 24/03 - Hornish Junior na frente. Brazucas da Penske na 2ª e 3ª posições
 24/03 - Lazier, o segundo, comandou 45 passagens na disputa
 24/03 - Hornish Junior liderou a prova em 7 oportunidades
 24/03 - Confira como terminou a disputa em Fontana
 24/03 - Hornish ganhou a disputadíssima prova em Fontana
 24/03 - Novatos - ninguém tirou o pé
 24/03 - Sergio Jimenez não tem piedade
 24/03 - Graduados "B" - acidentes e muita disputa
 24/03 - Prioste dominou o domingo de treinos da F-Renault
 24/03 - Gilles já encosta na pontuação do líder

... 774 775 776 777 778 779 780 781 782 783 784 785 786 787 788 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados