Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
CBA anuncia criação de uma nova categoria
Segunda-feira, 30 de Junho de 2003
 
Nesta segunda-feira, a Confederação Brasileira de Automobilismo vai lançar oficial o Campeonato Brasileiro de Fórmula Brasil 1600, a mais nova categoria-escola do automobilismo brasileiro e que tem por finalidade ser um estágio para o jovem piloto entre o kartismo e as categorias com maior performance e potência, como a Fórmula Renault e a Fórmula 3.

Nessa primeira temporada, a CBA realizará a Copa Brasil, competição em três corridas, todas no Autódromo José Carlos Pace, em São Paulo. As datas são 28 de setembro, 9 de novembro e 14 de dezembro. Não está descartada, porém, a realização de uma quarta etapa em uma região que apresente uma forte presença de participantes.

A Copa Brasil é uma espécie de introdução para o Campeonato Brasileiro de Fórmula Brasil 1600, que acontecerá no próximo ano. O campeonato de 2004 terá um calendário composto por dez provas no maior número possível de autódromos homologados pela CBA. Tal medida se deve à necessidade de o competidor conhecer em detalhes as particularidades de cada circuito e de desenvolver suas habilidades com monopostos nas mais diferentes alternativas de traçados e condições de disputas.

O carro da Fórmula Brasil 1600 é um chassi tubular, equipado com o motor do Chevrolet Corsa 1.6, oito válvulas e injeção eletrônica. Nesse estágio, a potência é de 115 cv e o propulsor é o original de fábrica para manter a categoria a mais equilibrada possível.

Para o presidente Paulo Enéas Scaglione, a Fórmula Brasil 1600 vem de encontro a uma necessidade que se apresentava ao piloto recém-saído do kart e que desejava entrar em uma competição de monoposto em nível nacional. Faltava um degrau intermediário antes de chegar nas categorias mais fortes e, portanto, a nova série nacional preenche essa lacuna.

A operação em torno da nova categoria está a cargo do experiente promotor e assessor da CBA, Antônio de Souza, que foi o responsável por colocar em plenas condições de uso os 30 chassis da Fórmula Brasil 1600. "Os carros já estão prontos para correr e faremos a Copa Brasil juntamente com as provas do Campeonato Paulista de Automobilismo. Para o próximo ano, o objetivo é fazer de cada etapa um verdadeiro Racing Day, com provas de monopostos, turismo e com carros de alta performance. Estamos trabalhando para isso", afirmou Antônio de Souza. Seja no formato de Copa Brasil ou como Campeonato Brasileiro em 2004, a Fórmula Brasil 1600 terá ampla divulgação, inclusive com transmissão por TV.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 24/03 - Confira como terminou o Rali da Espanha
 24/03 - Panizzi venceu a segunda consecutiva no Mundial de Rali
 24/03 - Schumacher pode estrear o F2002 em Interlagos
 24/03 - Grid de Fontana muda mais uma vez
 24/03 - DART, a ex-Phoenix, pode tentar correr em Interlagos
 24/03 - Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
 24/03 - Acidente de Buhl provoca mudanças no grid da F-Indy
 24/03 - Jaguar vai mesmo de "R3"
 23/03 - Juliana Petrusky foi a melhor na Junior
 23/03 - Bianchini se envolve em acidente na "Junior Menor"
 23/03 - Cadete - Apezzatto venceu mas não levou
 23/03 - Saiba quem se deu bem no sábado das bruxas
 23/03 - Gidley substituirá Buhl na corrida deste domingo
 23/03 - Sábado das Bruxas, aqui e nos Estados Unidos
 23/03 - Confira o grid completo da prova em Fontana
 23/03 - Cheever Junior é o pole. Giaffone o melhor brazuca do grid
 23/03 - Nenhum brazuca conseguiu ficar entre os "Top 10" no treino em Fontana
 23/03 - Gilles venceu 3 das 4 especiais do sábado
 23/03 - Panizzi continua líder na Catalunha
 22/03 - Prioste foi o melhor nos treinos da F-Renault em Curitiba

... 775 776 777 778 779 780 781 782 783 784 785 786 787 788 789 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados