Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Para Newey, Michelin tem influencia no desempenho ruim dos carros
Sexta-feira, 21 de Junho de 2002
 
Outra vez sem ter conseguido construir um modelo capaz de fazer frente ao poderio das máquinas da Ferrari, a equipe McLaren encontrou na multiplicidade da carteira de clientes da Michelin a explicação para o desempenho ruim de seus carros.

Adrian Newey, o Diretor Técnico do time sediado em Woking, disse numa entrevista à revista italiana ´Autosprint´ que o fato da fabricante francesa de pneus vender seus compostos também para as equipes Williams e Renault fez com que houvesse a necessidade de mudanças nos modelos MP4/17 que vem sendo pilotados pelo escocês David Coulthard e pelo finlandês Kimi Raikkonen.

Segundo Newey, a equipe que lhe paga os salários precisava de compostos diferentes para instalação na parte traseira dos bólidos, exatamente o oposto do que foi pedido pelos dois outros times, que precisavam pneus diferentes para as rodas dianteiras.

Isto - ainda segundo Adrian -, teria feito com que toda a parte posterior dos carros tivesse de sofrer mudanças em relação ao projeto original, e o peso tivesse de ser redistribuído. "Quando existe muita diferença entre os pneus dianteiros e traseiros, é necessário deslocar o peso para a parte da frente, e isto torna o carro muito nervoso", falou.

Newey disse ainda que se a McLaren pudesse contar com "os mesmos pneus que foram usados nos testes de Inverno" os bólidos de Coulthard e Raikkonen estariam tendo um rendimento melhor.

O perfil de Adrian

Adrian Newey, um engenheiro aeronáutico que começou a trabalhar com automobilismo em 1980, como chefe de aerodinâmica da Fittipaldi, a equipe brasileira da F-1, está na McLaren desde 1997. Antes, foi chefe de projeto de carros de GTP da equipe March nos Estados Unidos, onde as máquinas que saíram de sua prancheta garantiram os títulos em 1983 e 84.

Entre 1985 e 87 Adrian continuou como Desenhista Chefe da March, desta vez no projeto F-Indy dos chassis que venceram consecutivamente as 500 Milhas de Indianápolis.

Ainda na March, mas já como Diretor Técnico, Newey desembarcou no "circo" da Fórmula 1 no mesmo ano de 1987. Antes de passar a vestir a camisa de seu atual empregador, Adrian trabalhou para a Williams, a partir de 1990.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 19/03 - Quatro times iniciaram os testes em Barcelona
 19/03 - Campeão da Seletiva Petrobras vai levar R$ 60.000,00 em 2002
 19/03 - Cresce a relação de brazucas no exterior
 19/03 - Brasileiros brilharam, no asfalto e fora dele
 19/03 - Pilotos da IRL se preparam para a prova em Fontana
 19/03 - CART já começa a pensar no próximo ano
 19/03 - Fila nos pés do alemão
 19/03 - Pilotos do Campeonato Brasileiro vão treinar em Pinhais
 18/03 - Aprovada a verba para as reformas da pista goiana
 18/03 - Andrade venceu a primeira da F-Truck
 17/03 - Dobradinha verde e amarela na F-Indy
 17/03 - Sul brasileiro de Kart - Resultados da Sênior "A" e "B"
 17/03 - Exclusivo - Sara Sanchez recebe mais uma homenagem
 17/03 - Sul Brasileiro - Trevizan faz barba e cabelo na novatos
 17/03 - Sul Brasileiro - Rafael Magno vence na Junior
 17/03 - Ralf Schumacher venceu; Massa pontuou na Malásia
 17/03 - Rubens Barrichello é o mais rápido no Warm Up
 17/03 - Andrade larga na pole em Caruaru
 17/03 - Sul Brasileiro de Kart - resultados da Junior Menor
 16/03 - Termina a primeira etapa Sul Brasileiro de Kart

... 777 778 779 780 781 782 783 784 785 786 787 788 789 790 791 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados