Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
1º de maio de 1994: Ayrton Senna se foi
Quinta-feira, 01 de Maio de 2003
 
Com a velocidade de um Fórmula 1 cortando a reta de um circuito qualquer pelo mundo afora, nove anos se passaram desde aquele trágico final de semana do Grande Prêmio de San Marino do dia primeiro de maio de 1994, uma data que mesmo aqueles menos fanáticos pela Fórmula 1 jamais vão se esquecer, já que a trágica morte de Ayrton Senna da Silva, mais que um piloto, levou embora um herói nacional.

Já nos treinos livres da sexta-feira ficou claro que aquele seria um final de semana diferente de tantos outros. Que aquele Grande Prêmio específico ia ficar marcado para sempre na memória de todos.

O brasileiro Rubens Barrichello literalmente decolou da pista com seu Jordan/Hart, parando apenas quando o carro atingiu a tela de proteção que separa a pista das arquibancadas.

No sábado, 30 de abril, o estreante austríaco Roland Ratzenberger teve morte instantânea depois que seu Symtek/Ford bateu forte contra o guard rail, um episódio que mexeu bastante com todos os pilotos, mas que tocou profundamente especialmente a Ayrton Senna, pela cabeça de quem chegou a passar a possibilidade de não largar na corrida do dia seguinte, apesar da conquista daquela que foi a 65ª e última pole position de sua carreira.

Antes da prova daquele primeiro de maio de 1994, Senna fez algo que não costumava fazer nos momentos que antecediam às corridas: permaneceu parado, com as mãos espalmadas sobre o aerofólio traseiro de seu Williams F16 por um bom tempo, fixando o olhar em algum ponto distante, provavelmente o mesmo no qual estava seu pensamento.

A a luz verde daquela corrida deu início a uma prova que começou como tantas outras, com Ayrton Senna da Silva adiante de todos os demais pilotos do ?circo? de então.

A história daquele GP específico, porém, não terminou com mais um triunfo do paulistano que havia nascido 34 anos antes, e que ganhara sua primeira corrida de Fórmula 1 no chuvoso GP de GP de Portugal de 1985, a bordo de um Lotus Renault.

A história daquele Grande Prêmio registrou o final da vida de um piloto que neste primeiro de maio recebeu homenagens mais que justas nos quatro cantos do planeta.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 19/03 - Quatro times iniciaram os testes em Barcelona
 19/03 - Campeão da Seletiva Petrobras vai levar R$ 60.000,00 em 2002
 19/03 - Cresce a relação de brazucas no exterior
 19/03 - Brasileiros brilharam, no asfalto e fora dele
 19/03 - Pilotos da IRL se preparam para a prova em Fontana
 19/03 - CART já começa a pensar no próximo ano
 19/03 - Fila nos pés do alemão
 19/03 - Pilotos do Campeonato Brasileiro vão treinar em Pinhais
 18/03 - Aprovada a verba para as reformas da pista goiana
 18/03 - Andrade venceu a primeira da F-Truck
 17/03 - Dobradinha verde e amarela na F-Indy
 17/03 - Sul brasileiro de Kart - Resultados da Sênior "A" e "B"
 17/03 - Exclusivo - Sara Sanchez recebe mais uma homenagem
 17/03 - Sul Brasileiro - Trevizan faz barba e cabelo na novatos
 17/03 - Sul Brasileiro - Rafael Magno vence na Junior
 17/03 - Ralf Schumacher venceu; Massa pontuou na Malásia
 17/03 - Rubens Barrichello é o mais rápido no Warm Up
 17/03 - Andrade larga na pole em Caruaru
 17/03 - Sul Brasileiro de Kart - resultados da Junior Menor
 16/03 - Termina a primeira etapa Sul Brasileiro de Kart

... 777 778 779 780 781 782 783 784 785 786 787 788 789 790 791 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados