Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Traçado em Nürburg volta a receber o "circo"
Quinta-feira, 20 de Junho de 2002
 
O circuito de Nürburgring, na Alemanha, sediará no próximo domingo o Grande Prêmio da Europa, o 9º dos 17 totais previstos pelo calendário da temporada 2002 da Fórmula 1.

Tendo completado seu 75º ano no mês passado, a pista recebeu como presente uma espécie de "Bico de Pato" no final da reta dos boxes, o que transformará o traçado num ambiente a ser reconhecido pelos pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta.

A 5ª prova consecutiva

A corrida deste domingo será a 5ª consecutiva em que a pista situada em Nürburg sediará o Grande Prêmio da Europa, disputa que integra os calendários da F-1 desde 1983, quando o palco foi Brands Hatch, na Inglaterra.

Nürburgring sediou seu primeiro GP europeu em 1984, e voltou a constar do calendário da prova continental - que não aconteceu entre 86 a 92 - em 1995 e 96, e depois consecutivamente à partir de 1999.

Mas a presença do traçado no calendário do "circo" é quase tão antiga quanto a própria história dos certames da F-1, que correu pela primeira na pista em Nürburg no dia 29 de julho de 1951, numa disputa onde Alberto Ascari saiu da pole position e venceu a bordo de seu Ferrari, e Juan Manuel Fangio completou a volta mais rápida pilotando um Alfa Romeo.

À época, o traçado tinha exagerados 22.810 metros, uma extensão que passou a ser ainda maior após 1967, desde quando as corridas aconteceram numa pista com nada menos que 22.385 metros.

Com a nova metragem, a pista sediou os GPs da Alemanha entre as temporadas de 1967 a 1976, exceto o de 1970, que foi disputado em Hockenheim.

Depois de passar por uma reforma bastante ampla, que fez o traçado passar a ter 4.542 metros, Nürburgring - que em 76 entrou para a história por ter sido palco de um acidente seguido de incêndio que quase tirou a vida do austríaco Niki Lauda -, só sediou mais um GP alemão: o de 1985, quando o pole foi Teo Fabi, com um Tolemann, e a vitória foi de Michele Alboreto, com um Ferrari.

Clique aqui para conhecer todos os vencedores das provas em Nürburgring.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 16/03 - Sul Brasileiro de Kart - Fernando Pastro fatura a primeira da Sênior
 16/03 - Pole brasileira na Fórmula Indy
 16/03 - Lico Kaesemodel fatura a primeira bateria da Graduados "A"
 16/03 - Sara não teve muita sorte na primeira bateria
 16/03 - Trevizan fatura a primeira da Novatos
 16/03 - Rafael Magno Fatura a Junior pelo Sul brasileiro
 16/03 - Resultados da 1ª bateria da Junior Menor no Sul brasileiro de Kart
 16/03 - Veja como vai ser o grid no GP da Malásia
 16/03 - Montoya foi o mais rápido no segundo treino livre deste sábado
 16/03 - Cadete foi a primeira prova do Sul Brasileiro 2002
 16/03 - Tem Sul Brasileiro de Kart ... você sabia?
 15/03 - McLaren fez "1-2" no segundo treino
 15/03 - Kleinubing marca a pole em Sebring
 15/03 - Confira os tempos do primeiro treino em Kuala Lumpur
 15/03 - Ferraristas dominaram o primeiro treino na Malásia
 14/03 - Continua a novela sobre as reformas na pista de Goiânia
 14/03 - Simulação vai movimentar Interlagos neste sábado
 14/03 - Confira os horários das atividades na Malásia
 14/03 - Malásia já sediou 3 Grandes Prêmios
 14/03 - Em São José dos Pinhais, a 2ª etapa de Velocidade na Terra

... 778 779 780 781 782 783 784 785 786 787 788 789 790 791 792 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados