Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
1º de maio de 1994: Ayrton Senna se foi
Quinta-feira, 01 de Maio de 2003
 
Com a velocidade de um Fórmula 1 cortando a reta de um circuito qualquer pelo mundo afora, nove anos se passaram desde aquele trágico final de semana do Grande Prêmio de San Marino do dia primeiro de maio de 1994, uma data que mesmo aqueles menos fanáticos pela Fórmula 1 jamais vão se esquecer, já que a trágica morte de Ayrton Senna da Silva, mais que um piloto, levou embora um herói nacional.

Já nos treinos livres da sexta-feira ficou claro que aquele seria um final de semana diferente de tantos outros. Que aquele Grande Prêmio específico ia ficar marcado para sempre na memória de todos.

O brasileiro Rubens Barrichello literalmente decolou da pista com seu Jordan/Hart, parando apenas quando o carro atingiu a tela de proteção que separa a pista das arquibancadas.

No sábado, 30 de abril, o estreante austríaco Roland Ratzenberger teve morte instantânea depois que seu Symtek/Ford bateu forte contra o guard rail, um episódio que mexeu bastante com todos os pilotos, mas que tocou profundamente especialmente a Ayrton Senna, pela cabeça de quem chegou a passar a possibilidade de não largar na corrida do dia seguinte, apesar da conquista daquela que foi a 65ª e última pole position de sua carreira.

Antes da prova daquele primeiro de maio de 1994, Senna fez algo que não costumava fazer nos momentos que antecediam às corridas: permaneceu parado, com as mãos espalmadas sobre o aerofólio traseiro de seu Williams F16 por um bom tempo, fixando o olhar em algum ponto distante, provavelmente o mesmo no qual estava seu pensamento.

A a luz verde daquela corrida deu início a uma prova que começou como tantas outras, com Ayrton Senna da Silva adiante de todos os demais pilotos do ?circo? de então.

A história daquele GP específico, porém, não terminou com mais um triunfo do paulistano que havia nascido 34 anos antes, e que ganhara sua primeira corrida de Fórmula 1 no chuvoso GP de GP de Portugal de 1985, a bordo de um Lotus Renault.

A história daquele Grande Prêmio registrou o final da vida de um piloto que neste primeiro de maio recebeu homenagens mais que justas nos quatro cantos do planeta.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 16/03 - Sul Brasileiro de Kart - Fernando Pastro fatura a primeira da Sênior
 16/03 - Pole brasileira na Fórmula Indy
 16/03 - Lico Kaesemodel fatura a primeira bateria da Graduados "A"
 16/03 - Sara não teve muita sorte na primeira bateria
 16/03 - Trevizan fatura a primeira da Novatos
 16/03 - Rafael Magno Fatura a Junior pelo Sul brasileiro
 16/03 - Resultados da 1ª bateria da Junior Menor no Sul brasileiro de Kart
 16/03 - Veja como vai ser o grid no GP da Malásia
 16/03 - Montoya foi o mais rápido no segundo treino livre deste sábado
 16/03 - Cadete foi a primeira prova do Sul Brasileiro 2002
 16/03 - Tem Sul Brasileiro de Kart ... você sabia?
 15/03 - McLaren fez "1-2" no segundo treino
 15/03 - Kleinubing marca a pole em Sebring
 15/03 - Confira os tempos do primeiro treino em Kuala Lumpur
 15/03 - Ferraristas dominaram o primeiro treino na Malásia
 14/03 - Continua a novela sobre as reformas na pista de Goiânia
 14/03 - Simulação vai movimentar Interlagos neste sábado
 14/03 - Confira os horários das atividades na Malásia
 14/03 - Malásia já sediou 3 Grandes Prêmios
 14/03 - Em São José dos Pinhais, a 2ª etapa de Velocidade na Terra

... 778 779 780 781 782 783 784 785 786 787 788 789 790 791 792 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados