Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
?O HANS não atrapalha nada?, conta Kleinubing
Domingo, 23 de Fevereiro de 2003
 
O gaúcho Pierre Kleinubing, que em 1997 mudou-se para os Estados Unidos, onde passou a disputar o certame de Turismo ? no qual foi campeão no próprio ano de estréia, consecutivamente em 2000 e 2001, e ficou com o vice-campeonato em 1998, 99 e 2002 ? contou que o uso do HANS não incomoda em nada.

?Sinceramente o uso não atrapalha em nada. Desde que não seja necessário virar muito o pescoço, usar o HANS não prejudica a mobilidade?, disse o piloto, que passou a ter de usar o dispositivo que é uma abreviatura de ?Head And Neck Support? no início do ano passado, a partir de quando a adoção do suporte de cabeça e pescoço foi determinada pelo regulamento do certame do qual vai participar novamente nesse ano.

O piloto natural da cidade de Erechim vem realizando treinos para estrear seu novo modelo Honda no campeonato deste ano. Entre a temporada de estréia e a do ano passado ? quando perdeu o título para o dono da RealTime Racing, equipe onde está desde a mudança para os EUA -, Pierre competiu com o mesmo modelo Accura SX.

Dispositivo pode ser importado diretamente

Por ser um produto enquadrado no valor máximo para importação por pessoas físicas, o sistema de proteção ?HANS? pode ser comprado normalmente através do site da empresa produtora, e chegar até as mãos de quem o adquiriu por correio ou empresa de encomendas urgentes.

Dependendo exclusivamente do peso do equipamento ? obviamente os mais leves custam mais caro -, o valor do HANS varia de 975 a 2 mil Dolares, o que enquadra o produto abaixo do patamar máximo de 3 mil Dólares previsto pela Receita Federal para a importação direta.

O site para maiores informações sobre o dispositivo que pode literalmente salvar o pescoço de um piloto é o www.hansdevice.com, onde o produto pode também ser encomendado para pagamento através de Cartão de Crédito Internacional.

Em função da parte burocrática, e aconselhável contratar um Despachante Aduaneiro para a agilização do processo de importação.

Dino Altmann, o médico oficial do Campeonato Brasileiro da Stock Car, e que atua também como coordenador médico da Fórmula 1 quando a categoria vem ao Brasil ? e onde aliás o HANS será obrigatório a partir desse ano -, está plenamente convencido de que o dispositivo é eficaz.

Sua convicção foi expressa numa matéria publicada pelo Speed On Line no útimo dia 4 de fevereiro.

Dentro do Campeonato Brasileiro da Stock Car, onde o uso do HANS é facultativo, Ingo Hoffmann e Fernando Parra já usam o dispositivo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 13/03 - Mais um brazuca vai correr na F-3000 Internacional
 13/03 - F-Truck: seis marcas disputam a preferência dos pilotos
 13/03 - Sinal verde: "Paulistão" vai mesmo começar no dia 5 de maio
 13/03 - Serviço: Dr. Dino Altmann presta informações sobre a Dengue
 13/03 - Stock Car: história da 24ª temporada começa a ser escrita no domingo
 12/03 - "Novela" do traçado goiano começou em 99
 12/03 - Goiânia: decisão sobre o circuito ficou adiada para a 5ª feira
 12/03 - Dono do circuito malaio já festeja a quantidade de ingressos vendidos
 12/03 - Enge foi o mais rápido; Rodrigo Sperafico o segundo da F-3000
 12/03 - "Paulistão" deve mesmo começar em 5 de maio
 12/03 - Campos. De novo
 12/03 - Mais vitórias verde e amarelas na F-Russell
 11/03 - Rio Grande do Norte realiza sua primeira Copa Verão de Kart
 11/03 - "Pegas" aumentaram ainda mais a temperatura em Tarumã
 11/03 - Atila Abreu treina na Itália
 11/03 - Cristiano e Sara movimentaram os placares
 11/03 - Friselle venceu; Piquet foi o 11º no "National" da F-Dodge
 11/03 - Vitória de da Matta foi a 50ª do Brasil na F-CART
 11/03 - Panizzi encabeçou o "1-2-3" da Peugeot na Córsega
 10/03 - Sara Sanchez fica em 2º lugar na primeira etapa do Nacional Uruguaio

... 779 780 781 782 783 784 785 786 787 788 789 790 791 792 793 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados