Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conheça a trajetória de Massa até chegar à Fórmula 1
Sexta-feira, 12 de Outubro de 2001
 
A trajetória do paulistano Felipe Massa rumo à Fórmula 1 começou em 1999, ainda no Brasil, onde levantou o título da temporada da Fórmula Chevrolet.

No ano passado o piloto seguiu para a Europa, onde a princípio estaria disputando somente as provas do Campeonato Italiano, e eventualmente as corridas do certame Europeu da Fórmula Renault que fossem realizadas na Terra da Bota.

O motivo para que Felipe disputasse exclusivamente o certame da Itália era simples: os patrocínios que conseguiu levar lhe garantiam somente a participação naquelas corridas, e mesmo assim, nem em todas as previstas pelo calendário da temporada.

Por um golpe do destino, o brasileiro venceu as duas provas que disputou pelo certame do Velho Continente como prêmio pelas vitórias alcançadas no certame italiano, levando o dono de sua equipe a permitir que corresse as demais provas do Continental mesmo sem o tão necessário dinheiro.

E foi assim que o paulista arrebatou os dois títulos, o que lhe catapultou para a Fórmula 3000 Européia, onde conquistou o título com uma prova de antecipação.

Confira os números do piloto

No ano passado, quando começou a correr na Europa, Felipe Massa alcançou nada menos que 8 triunfos, resultado que o fez encerrar 2000 como líder do Placar de Vitórias do Speed On Line , condição que dividiu com o brasiliense Vítor Meira, então competindo na Fórmula 3 Sul-americana.

No ranking de pole positions ? outro que compõe a seção "Placar Brasil" deste site-, Felipe foi o segundo colocado, com 6 conquistadas, uma a menos que os vencedores, Luciano Gomide e João Paulo de Oliveira, que disputaram respectivamente os certames Norte e Sul-americano da Fórmula 3. Cabe aqui lembrar que Oliveira competiu pela divisão "B" da categoria de nosso continente.

Massa foi o segundo melhor colocado também no Placar de melhores voltas. Também neste ele terminou a última temporada com 6, uma a menos que Gomide e Oliveira.

Nos rankings referentes à temporada 2001, Massa é o quarto colocado, com 5 vitórias; na contabilização das poles sua posição é a 2ª, também com 5 conquistadas. No quesito melhores voltas Felipe também é vice-líder, tendo sido 4 vezes o mais rápido até o momento.

Neste final de semana ele disputa a 8ª e última prova do Europeu da F-3000, em Valência, na Espanha.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 09/03 - Chuva interrompeu a classificatória da F-CART no México
 09/03 - Willis será "visitante" da BAR nos dois próximos GPs
 09/03 - Da Matta foi o melhor no treino livre da F-CART
 09/03 - Sarrazin realizou seu primeiro teste pela Toyota
 09/03 - Melhor tempo para Campos, e dois acidentes na Pick Up Racing
 09/03 - Já são 50 os pilotos confirmados
 09/03 - Dois anos após, Rossoni volta a correr na F-Barber Dodge Pro
 09/03 - Show de luzes e cores na apresentação do Team Medley
 09/03 - Mudam os rumos na carreira de Marcos Gomes
 09/03 - Maiman venceu; brasileiro ficou com a 15ª posição em Laguna Seca
 08/03 - Veja os tempos da primeira classificatória no México
 08/03 - Vibração mexicana: Fernandez é o pole provisório em Monterrey
 08/03 - Da Matta e Junqueira foram os mais rápidos no México
 08/03 - Logo mais, a disputa pelo primeiro ponto do campeonato da F-CART
 08/03 - Stock Car anunciou parceria em São Paulo
 07/03 - Comunidade do automobilismo pediu a liberação de Interlagos
 07/03 - Saiba quem vai correr no final de semana pela F-Dodge
 07/03 - F-Dodge: dois brazucas vão disputar as provas de abertura do "National"
 06/03 - Pischetsrieder disse "não!"
 06/03 - Burti e Badoer testaram pela Ferrari

... 781 782 783 784 785 786 787 788 789 790 791 792 793 794 795 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados