Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Nürburgring: do belo "Laço Norte" aos dias atuais
Terça-feira, 24 de Junho de 2003
 
A história do circuito alemão de Nürburgring, que no próximo final de semana vai sediar pela oitava vez o Grande Prêmio da Europa, pode ser dividida em duas fases.

A primeira delas vai da inauguração da pista, em 1927, até 1976, ano em que um terrível acidente envolvendo o austríaco Andreas Nikolaus Lauda, ou simplesmente Niki Lauda, fez com que o traçado de inacreditáveis 22.835 metros fosse riscado do calendário da Fórmula 1, que já havia estado naquela pista em 22 ocasiões, sempre sendo sede do chamado "Grande Prêmio da Alemanha", hoje disputado na pista de Hockenheim.

Mas o acidente de Lauda, que escapou milagrosamente com vida de um incêndio ocorrido em seu Ferrari após um choque contra a saída da chamada curva "Bergwerk" - uma das 174 espalhadas pelo traçado -, não havia sido o primeiro grave ocorrido em Nürburgring, onde desastres já haviam provocado as mortes do argentino Onofre Marimon, em 1954, e do inglês Peter Collins, que faleceu no hospital em decorrência dos ferimentos sofridos quando seu Ferrari se chocou contra a barreira lateral à Curva "Pflanzgarten" nos treinos para o GP de 1958.

O desastre de Niki Lauda (que seis semanas depois do acidente voltou a competir, disputando a partir de Monza as provas finais de um certame que no final daquele 1976 seria vencido por James Hunt, seu companheiro britânico na Ferrari que levantaria o título por ter somado um único ponto a mais), deixou a pista de Nürburgring "de castigo" para reformas até a 1984, quando o traçado, então com 6.823 metros, sediou pela primeira vez o "GP da Europa", uma corrida que começou com o brasileiro Nelson Piquet na pole position - depois de ter marcado 1min18s87 com seu Brabham -, e terminou com a vitória do francês Alain Prost.

Não há exagero nenhum em dizer que aquele Grande Prêmio disputado no dia 1º de agosto de 1976 decretou o limiar entre a era do traçado de Nürburgring que passava em meio à floresta - uma pista definida pelo próprio site oficial do circuito como "a mais bonita e perigosa de todo o mundo"-, e sua "fase moderna", que passou pelo encolhimento dos pouco mais de 22 quilômetros para a pista 6.823 metros, e posteriormente para o traçado de 4.556 metros que estreou na prova do ano passado, e que vai ser usado de novo no próximo domingo.

A "Nordschleife", ou Laço Norte do circuito, atualmente é usada apenas nas edições da "24 Horas de Nürburgring" disputadas todos os anos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 09/03 - Willis será "visitante" da BAR nos dois próximos GPs
 09/03 - Da Matta foi o melhor no treino livre da F-CART
 09/03 - Sarrazin realizou seu primeiro teste pela Toyota
 09/03 - Melhor tempo para Campos, e dois acidentes na Pick Up Racing
 09/03 - Já são 50 os pilotos confirmados
 09/03 - Dois anos após, Rossoni volta a correr na F-Barber Dodge Pro
 09/03 - Show de luzes e cores na apresentação do Team Medley
 09/03 - Mudam os rumos na carreira de Marcos Gomes
 09/03 - Maiman venceu; brasileiro ficou com a 15ª posição em Laguna Seca
 08/03 - Veja os tempos da primeira classificatória no México
 08/03 - Vibração mexicana: Fernandez é o pole provisório em Monterrey
 08/03 - Da Matta e Junqueira foram os mais rápidos no México
 08/03 - Logo mais, a disputa pelo primeiro ponto do campeonato da F-CART
 08/03 - Stock Car anunciou parceria em São Paulo
 07/03 - Comunidade do automobilismo pediu a liberação de Interlagos
 07/03 - Saiba quem vai correr no final de semana pela F-Dodge
 07/03 - F-Dodge: dois brazucas vão disputar as provas de abertura do "National"
 06/03 - Pischetsrieder disse "não!"
 06/03 - Burti e Badoer testaram pela Ferrari
 06/03 - Gene foi o mais rápido em Silverstone

... 781 782 783 784 785 786 787 788 789 790 791 792 793 794 795 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados